Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Maputo

Aspetos GeográficosCapital de Moçambique e da província de Maputo, situa-se no litoral Sul do país. É limitada a norte pelo distrito de Marracuene, a noroeste e oeste pelo município de Matola, a oeste pelo distrito de Boane e a sul pelo distrito de Matatuine. A este é banhada pelo oceano Índico. A cidade de Maputo tem uma superfície de 300 km2 e uma população de 1 073 938 habitantes (2004, INE).
História
A atual cidade de Maputo foi descoberta pelos portugueses (aquando da viagem marítima para a Índia, comandada por Vasco da Gama), que ali instalaram um entreposto comercial. Em 1791, este entreposto foi utilizado como importante posição militar, passando a chamar-se, por decreto de D. João III, Lourenço Marques, em homenagem ao primeiro negociante português que explorou a região, em 1544. Nos finais do século XIX, Lourenço Marques foi elevada a cidade, tornando-se capital de Moçambique. A partir dos anos 40 e 50 do século XX, a cidade expandiu-se a nível comercial, industrial e residencial. Com a independência do país, passou a designar-se Maputo, no ano de 1976, por diretivas do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel. Desde essa data, a urbe tem conhecido um significativo afluxo populacional devido à guerra travada no interior do país e à falta de infraestruturas nas zonas rurais.
Estátua de Samora Machel, em Maputo
Barragem dos Pequenos Libombos, em Maputo, Moçambique
Forte de Maputo
Vista parcial da cidade de Maputo
Economia
Maputo é um importante porto e centro comercial e industrial, estando aí sediadas indústrias de produção de petróleo, produtos alimentares, vestuário e materiais de construção. Os principais produtos da região são: citrinos, açúcar, calcário, diatomito, algodão.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade de Maputo, localizada na famosa Baía do Espírito Santo, com largas vias rodoviárias, arborizadas de acácias rubras e jacarandás de flor lilás, encanta os turistas que aí podem encontrar diversos locais de interesse histórico, cultural e paisagístico. A marcar o panorama arquitetónico da cidade destaca-se: a Praça Mouzinho de Albuquerque, a Universidade Eduardo Mondlane, o Museu de História Natural, a Biblioteca Nacional, a Estação dos Caminhos de Ferro (construída em 1910 e cuja cúpula em ferro foi desenhada por Eiffel), a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição (um dos mais antigos monumentos do tempo colonial), o Jardim Tunduru (cuja entrada apresenta um arco em estilo neomanuelino). Extensas praias de areias claras embelezam ainda a orla costeira da cidade, sendo as mais conhecidas as praias da Macaneta, da Ponta do Ouro, da Ponta Malongane e a da Ilha de Inhaca, esta com um valioso património ecológico a preservar.
A província de Maputo usufrui também da Reserva de Maputo, famosa pelas suas manadas de elefantes e bandos de flamingos cor-de-rosa. É ainda de referir a barragem dos Pequenos Libombos (a 40 km de Maputo), construída sobre o rio Umbeluzi, que possui, na sua área envolvente, um importante complexo turístico.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Maputo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-20 09:18:44]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros