Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Mealhada

Aspetos Geográficos
O concelho da Mealhada, do distrito de Aveiro, localiza-se na Região Centro (NUT II) no Baixo Vouga (NUT III) e é limitado a norte por Anadia, a este por Mortágua (distrito de Viseu) e Penacova (distrito de Coimbra), a sul por Coimbra (distrito de Coimbra)e a oeste por Cantanhede (distrito de Coimbra). Situa-se numa região relativamente plana, a uma altitude média de 60 metros, por onde passa o rio Cértima, afluente do rio Vouga. A este, localiza-se a Mata do Buçaco e as Termas do Luso e a nordeste a serra do Caramulo.
Abrange uma área de 110,7 km2, subdividida em 8 freguesias: Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro.
Brasão do concelho da Mealhada
Capela de Sant'Ana, na Mealhada
Em 2005, o concelho apresentava 21 282 habitantes.
O natural ou habitante de Mealhada denomina-se mealhadense.
História e Monumentos
No concelho há vestígios de ocupação humana do Paleolítico. Localiza-se perto da Via Militar de Olissipio/Bracara (Lisboa/Braga) e foi, portanto, ocupado pelos romanos,uma vez que nestas terras existem testemunhos, como o Marco miliário datado da época do Imperador Calígula.
As terras do concelho inseriam-se nas da Vacariça, prestigiadas na Idade Média devido a um Mosteiro do século X, referenciado num documento de 1002. A partir de 1064, este mosteiro perdeu importância, com a restauração da Sé de Coimbra, de tal modo que desapareceu a Comunidade Monacal nos inícios do século XII.
A 12 de setembro de 1514, a povoação da Vacariça recebeu foral manuelino. Em 1836, foi elevado a concelho e, posteriormente em 1856, com a construção da Estrada Real e a via-férrea (1863) foi promovido o progresso do concelho. Assim, a 24 de junho de 1944, a Mealhada foi elevada a cabeça de freguesia, desmembrada de Vacariça.
Do património arquitetónico do concelho são de referir a Capela de S. Sebastião, mandada construir em 1621; a de Santa Ana, edificada numa colina (séc. XVIII), bastante danificada no terramoto de 1955; o edifício dos Paços do Concelho (séc. XIX); o Museu Militar do Buçaco e o Palácio-hotel do Buçaco, destinado a palácio real (finais do séc. XIX).
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das festas do concelho são de destacar o Carnaval, com vedetas internacionais e um desfile; e a romaria de Santa Ana, realizada no mês de agosto.
O feriado municipal é na quinta-feira de Ascensão.
Como curiosidade, a toponímia "Mealhada" parece advir da palavra "Mealha", que seria uma moeda pouco valiosa em cobre.
A nível do artesanato, são de referir o empalhamento de garrafões e os trabalhos de olaria.
Economia
A nível económico, a agricultura é um setor importante no concelho, dada a sua integração na zona da Bairrada, de solos férteis, onde se destacam as culturas de produção vinícola, de azeite. Também é importante a criação de gado bovino e suíno. A floresta ocupa uma grande parte de solo.
A atividade industrial tem também alguma representação, nomeadamente: a de bebidas; a alimentar; a de madeiras; a de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos; e também a têxtil.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mealhada na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-01 23:14:33]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros