Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

Mendes da Rocha

Arquiteto brasileiro, Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em 1928, na cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo, Brasil. Estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie de São Paulo, formando-se em 1954. No ano seguinte, fundou um gabinete próprio onde iniciou a sua atividade de elaboração de projetos, em grande parte em associação com João Eduardo de Gennaro.
Em 1957 assinou a sua primeira obra, o ginásio do Clube Atlético Paulista, formado por uma grande plataforma retangular com cobertura circular que se encontra praticamente suspensa. Neste projeto afirmam-se desde logo, e com notável precocidade, alguns dos princípios estéticos e conceptuais fundamentais que enformarão o seu trabalho criativo futuro.
Mais tarde, o arquiteto realizou dois projetos para edifícios museológicos: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de S. Paulo, projeto de 1975, e o Museu Brasileiro de Escultura, construído na mesma cidade entre 1988 e 1994.
Das poucas obras que Mendes da Rocha construiu fora do seu país natal conta-se o Pavilhão do Brasil da Expo70, realizada em Osaca (Japão). Era formado por uma enorme estrutura em forma de caixa invertida que constituía a cobertura de uma praça pública de 1500 m2 e que se apoiava de forma simples sobre um terreno modulado de maneira a criar um espaço semi-interior, um abrigo. A monumentalidade do edifício é assegurada pela solidez das formas e dos materiais e também pelo magnífico espaço que cria.
Mendes da Rocha fez parte da escola de arquitetura paulista que integrava arquitetos como Ruy Ohtake e Joaquim Guedes e que, influenciados por João Vilanova Artigas ou, mais indiretamente, por Oscar Niemeyer ou Le Corbusier, projetaram grandes estruturas de betão armado com forte sentido escultórico, as quais procuram conciliar uma acutilante e ética resposta social com a vontade de estabelecer novas ordens urbanas. Estes arquitetos relacionam-se também com o neobrutalismo britânico, pelo uso poético dos materiais em bruto, como o betão armado, ao mesmo tempo que reinterpretam o minimalismo de Mies Van der Rohe ou a poética mística de Tadao Ando.
A Capela de S. Pedro, em Campos do Jordão, que se liga ao preexistente palácio da Boa Vista, é um dos trabalhos de Mendes da Rocha mais conhecidos, que lhe permitiu levar ao extremo as possibilidades poéticas do sistema de construção em betão. É um volume quebrado, poligonal, construído sobre um único pilar. Uma caixa de betão suspensa desenha dois níveis na fachada, sendo o inferior transparente e realizado integralmente em vidro. O espaço interior, pontuado por várias plataformas em diferentes níveis, articulados por escadas e marcado pela presença da água, aponta novamente para um certo primitivismo e para a procura da essencialidade que tão bem se coaduna com o programa sacro que sustenta o projeto.
Para além dos trabalhos de arquitetura, Mendes da Rocha abordou outras dimensões de projeto, nomeadamente através da realização de planos de urbanização de que se tornou paradigmática a megaestrutura da Cidade Porto Fluvial do rio Tiekê, 1980.
Mendes da Rocha exerceu atividade docente na Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de S. Paulo, desde 1961. Foi ainda presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em 1972 e em 1986. Participou em inúmeras exposições e conferências e venceu vários concursos de arquitetura. Em 1972 foi membro do Comité brasileiro do XII Congresso Internacional da UIA realizado na Bulgária. Em 2000 Mendes da Rocha venceu o Prémio Mies van Der Rohe de arquitetura latino-america.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mendes da Rocha na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-03 15:13:17]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais