Mika Hakkinen
Piloto finlandês de automóveis nascido a 28 de setembro de 1968, em Helsínquia.
Hakkinen começou a correr muito jovem no seu país em provas de karting. Passou depois pela Fórmula Opel, um troféu europeu de monolugares.
O passo seguinte foi a Fórmula 3 britânica, tendo vencido este campeonato em 1990 após um animado duelo com o seu compatriota Mika Salo.
Em 1991, com 22 anos, ingressou na Fórmula 1, onde correu na pouco competitiva equipa Lotus, o que não lhe permitiu fazer grandes resultados. No ano seguinte, a Lotus conseguiu construir um monolugar mais competitivo, possibilitando ao finlandês fazer uns resultados mais positivos. Assim, no final da temporada, acabou por ser contratado pela McLaren, uma das equipas de topo da F1. Mas como esta já tinha ao serviço o brasileiro Ayrton Senna e o norte-americano Michael Andretti (campeão de Indycar), Hakkinen teve de se contentar com o posto de piloto de testes. Contudo, Andretti não se adaptou à Fórmula 1 e em setembro de 1993 foi substituído pelo finlandês. Até ao final da época, Hakkinen conseguiu por mais de uma vez superiorizar-se a um desmotivado Ayrton Senna. O brasileiro abandonou a equipa e, em 1994 e 1995, Hakkinen tornou-se o principal piloto da McLaren. Depois de ter alcançado no Grande Prémio de Suzuka, no Japão, o seu melhor resultado até então, Hakkinen sofreu um grave acidente nos treinos para o Grande Prémio da Austrália. Um pneu do McLaren furou e o carro acabou por bater de frente contra uma parede. Uma pronta assistência médica no local salvou a vida ao piloto finlandês.
Hakkinen recuperou durante o inverno e apresentou-se em forma para a época 1996. No ano seguinte, a McLaren conseguiu apresentar um carro competitivo e Hakkinen alcançou finalmente a sua primeira vitória, ao triunfar no Grande Prémio de Jerez de La Frontera, em Espanha.
Em 1998, sempre a correr pela McLaren, equipada com motores Mercedes, Hakkinen conquistou o seu primeiro título mundial, após ter vencido oito das dezasseis provas da temporada. Em 1999 repetiu o feito, destacando-se na parte final do campeonato, após ter cometido alguns erros de início.
No ano 2000 venceu cinco grandes prémios, mas isso não bastou para impedir que o título mundial fosse ganho pelo alemão Michael Schumacher, da Ferrari.
A temporada 2001 começou com um grave acidente na corrida da Austrália, mas ainda nesse ano Hakkinen ganhou os grandes prémios de Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Entretanto, o finlandês já anunciara que iria parar de correr durante um ano em 2002. Contudo, em março desse ano anunciou que afinal se retirava definitivamente da competição.
Hakkinen começou a correr muito jovem no seu país em provas de karting. Passou depois pela Fórmula Opel, um troféu europeu de monolugares.
O passo seguinte foi a Fórmula 3 britânica, tendo vencido este campeonato em 1990 após um animado duelo com o seu compatriota Mika Salo.
Em 1991, com 22 anos, ingressou na Fórmula 1, onde correu na pouco competitiva equipa Lotus, o que não lhe permitiu fazer grandes resultados. No ano seguinte, a Lotus conseguiu construir um monolugar mais competitivo, possibilitando ao finlandês fazer uns resultados mais positivos. Assim, no final da temporada, acabou por ser contratado pela McLaren, uma das equipas de topo da F1. Mas como esta já tinha ao serviço o brasileiro Ayrton Senna e o norte-americano Michael Andretti (campeão de Indycar), Hakkinen teve de se contentar com o posto de piloto de testes. Contudo, Andretti não se adaptou à Fórmula 1 e em setembro de 1993 foi substituído pelo finlandês. Até ao final da época, Hakkinen conseguiu por mais de uma vez superiorizar-se a um desmotivado Ayrton Senna. O brasileiro abandonou a equipa e, em 1994 e 1995, Hakkinen tornou-se o principal piloto da McLaren. Depois de ter alcançado no Grande Prémio de Suzuka, no Japão, o seu melhor resultado até então, Hakkinen sofreu um grave acidente nos treinos para o Grande Prémio da Austrália. Um pneu do McLaren furou e o carro acabou por bater de frente contra uma parede. Uma pronta assistência médica no local salvou a vida ao piloto finlandês.
Hakkinen recuperou durante o inverno e apresentou-se em forma para a época 1996. No ano seguinte, a McLaren conseguiu apresentar um carro competitivo e Hakkinen alcançou finalmente a sua primeira vitória, ao triunfar no Grande Prémio de Jerez de La Frontera, em Espanha.
Em 1998, sempre a correr pela McLaren, equipada com motores Mercedes, Hakkinen conquistou o seu primeiro título mundial, após ter vencido oito das dezasseis provas da temporada. Em 1999 repetiu o feito, destacando-se na parte final do campeonato, após ter cometido alguns erros de início.
No ano 2000 venceu cinco grandes prémios, mas isso não bastou para impedir que o título mundial fosse ganho pelo alemão Michael Schumacher, da Ferrari.
A temporada 2001 começou com um grave acidente na corrida da Austrália, mas ainda nesse ano Hakkinen ganhou os grandes prémios de Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Entretanto, o finlandês já anunciara que iria parar de correr durante um ano em 2002. Contudo, em março desse ano anunciou que afinal se retirava definitivamente da competição.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mika Hakkinen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-10-04 03:57:07]. Disponível em
Artigos
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
InglaterraPaís do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...
-
AustráliaGeografia País da Oceânia. É a maior ilha do Mundo e um dos maiores países, possuindo uma área de 7 ...
-
FerrariA Scuderia Ferrari foi fundada em Modena, em Itália, em 1929, por Enzo Ferrari, com o propósito de d...
-
Michael SchumacherCorredor de automóveis nascido a 3 de janeiro de 1969, em Huerth-Hermuehlheim, na Alemanha. Michael ...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
Ayrton SennaPiloto de automóveis brasileiro, Ayrton Senna da Silva nasceu a 21 de março de 1960, em São Paulo, e...
-
Fórmula 1Desde a invenção do automóvel que se começaram a criar competições. A primeira corrida de que há reg...
-
LotusA empresa de automóveis inglesa Lotus foi fundada em 1952 por Colin Chapman e tornou-se numa marca d...
-
OpelA fábrica alemã de automóveis Opel foi fundada em 1898, em Ruszelsheim, por cinco irmãos da família ...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Mika Hakkinen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-10-04 03:57:07]. Disponível em