NOVOS DICIONÁRIOS DE SUECO
Livros e Autores

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

Moita

Aspetos Geográficos
O concelho de Moita, do distrito de Setúbal, localiza-se na Região da Grande Lisboa (NUT II), na Península de Setúbal (NUT III). Ocupa uma área de 54,6 km2 e abrange seis freguesias: Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Moita, Gaio-Rosário, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira.
O concelho apresentava, em 2005, um total de 69 603 habitantes.
Brasão do concelho da Moita
O natural ou habitante de Moita denomina-se moitense.
O concelho encontra-se limitado a oeste pelo Barreiro, a noroeste pelo rio Tejo, a sudeste por Palmela, a oeste pelo Barreiro e a norte e nordeste por Montijo.
Possui um clima mediterrânico, com um período seco de cerca de 80 a 100 dias, durante o verão, em que a temperatura média ronda os 29 °C. No inverno, as temperaturas são moderadas.
Como recursos hídricos, possui o rio da Moita, o rio Tejo e o estuário do Tejo.
Destaca-se no concelho o Parque Municipal José Afonso, que se prolonga por 2 km ao longo da margem do Tejo, englobando as freguesias de Baixa da Banheira e Alhos Vedros. Possui vastas áreas de utilização polivalente e um grande número de equipamentos desportivos, educativos, pedagógicos e de recreio.
História e Monumentos
O facto de se encontrar na margem do rio foi determinante para o desenvolvimento da povoação. Os vestígios arqueológicos atestam a existência de um povoado neolítico com seis mil anos, cuja subsistência dependia, essencialmente, da pesca e da recoleção de moluscos.
Esta relação direta com o rio como meio e recurso económico das populações locais definiu e delineou, nos séculos passados, a origem dos núcleos habitacionais primitivos do concelho.
No ano de 1690, Moita ascendeu a vila, por decisão de D. Pedro II, que doou estas terras ao conde de Alvor e vice-rei da Índia, D. Francisco de Távora.
As atividades económicas ribeirinhas, porém, entraram em declínio, devido ao desenvolvimento da indústria e dos transportes terrestres. Este facto provocaria uma alteração a nível urbano, levando as populações da beira-rio para as zonas mais interiores do concelho.
Nos anos 80 do século XX, procedeu-se à reabilitação da área ribeirinha, devolvendo-a às populações.
Ao nível do património arquitetónico, destacam-se: a Igreja da Misericórdia, localizada em Alhos Vedros; a Igreja de São Lourenço, do século XV, de estilo gótico; e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1532 por Cosme Bernardo Macedo, a qual foi de invocação de S. João Evangelista mas, na atualidade, conserva uma imagem de Nossa Senhora a que o povo presta grande devoção.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Existem muitas manifestações populares e culturais no concelho: a festa anual do concelho, no quarto domingo de maio; a festa de Nossa Senhora dos Anjos, entre os finais do mês de julho e inícios de agosto e a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Relevo também para as touradas.
No artesanato, destacam-se as miniaturas de barcos, os bonecos em barro, a olaria, a pintura em azulejo, a cestaria, a tapeçaria e a alfaiataria.
Como personalidade natural digna de realce surge D. Afonso, conde de Barcelos e filho de D. João I, cujo palácio se situa na freguesia de Alhos Vedros, pertencente a este concelho.
Economia
O setor terciário é o de maior importância, seguido pelo secundário, com as indústrias alimentar, de confeções, metalomecânica e construção civil.
O setor primário mantém ainda uma relativa importância, com 34,4% da área do concelho a ser dedicada à exploração agrícola, predominando os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, batata, pousio, culturas hortícolas intensivas, prados e pastagens permanentes.
Na pecuária criam-se aves, bovinos e suínos.
Somente 24 ha do seu território são cobertos de floresta.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Moita na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-09 09:10:43]. Disponível em
Livros e Autores

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais