Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Mondim de Basto

Aspetos Geográficos
O concelho de Mondim de Basto, do distrito de Vila Real, localiza-se na Região Norte (NUT II) e no Tâmega (NUT III), na margem direita do rio Tâmega, a cerca de 120 km a nordeste do Porto. Fronteira natural entre Trás-os-Montes e o Minho, o concelho apresenta uma topografia acidentada dominada pelas encostas das serras do Marão e do Alvão e pelos rios Tâmega, Cabril e Olo. Está rodeado por Ribeira de Pena a nordeste, Vila Real a sudeste, Celorico de Basto (distrito de Braga) a oeste, Amarante a sudoeste (distrito do Porto) e Cabeceiras de Basto (distrito de Braga) a norte.
O concelho de Mondim de Basto ocupa uma área de 172,1 km2, na qual se distribuem 8 freguesias: Atei, Bilhó, Campanhó, Ermelo, Mondim de Basto, Paradança, Pardelhas e Vilar de Ferreiros.
Capela do Senhor em Mondim de Basto, Vila Real
Brasão do concelho de Mondim de Basto
Paços do concelho de Mondim de Basto
Em 2005, o concelho apresentava 8480 habitantes.
O natural ou habitante de Mondim de Basto denomina-se mondinense.
Junto à vila de Mondim de Basto, na parte este, ergue-se a cerca de 1000 metros de altitude o Monte Farinha. Integrada no Parque Natural do Alvão, aparece a zona de Ermelo com as suas famosas quedas de água de Fisgas de Ermelo.
História e Monumentos
Por todo o concelho são bem visíveis as marcas do seu vastíssimo património arquitetónico e cultural destacando-se a Igreja Matriz de Mondim de Basto; as pontes romanas do cabresto, de Ermelo e do Cabril; a Capela do Senhor; o Solar dos Machados, em Atei; o Solar dos Azevedos; o pelourinho de Ermelo; a Capela da Nossa Senhora da Graça e as casas com brasões da Igreja e do Eiró.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Neste concelho realizam-se as seguintes festas: Nossa Senhora da Graça (quinta-feira da Ascensão); Nossa Senhora de Fátima (12 e 13 de julho) em Atei; Nossa Senhora de Fátima (último domingo de junho) em Vilar de Ferreiros; S. Bartolomeu (24 de agosto) em Bilhó; S. Jorge (terceiro domingo de Páscoa) em Paradança; S. Vicente (segundo domingo de agosto) em Ermelo; Santa Bárbara (primeiro domingo de junho) em Campanhó e São João Batista (24 de junho) em Pardelhas. A festa do concelho realiza-se entre 22 e 25 de julho, sendo o feriado municipal a 25 de julho.
Os trabalhos em linho e a tecelagem revelam a sabedoria e a arte destas gentes que, de maneira simples, mas com extraordinária mestria, evidenciam todas as suas vivências.
Economia
O turismo é uma das atividades económicas mais importantes no concelho, devido aos recursos naturais existentes e ao seu património cultural. O turismo aparece muito ligado à pesca desportiva e à caça, muito praticada nesta região. O Parque Natural de Alvão, principalmente a zona de Ermelo, com as suas quedas de água e as suas aldeias, é outra atração turística.
A agricultura ainda é uma atividade económica importante nesta região, salientando-se a produção de batata, centeio, trigo e vinha. Na pecuária, destaca-se a criação de porcos e bois. O pinheiro também desempenha um papel importante neste concelho.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mondim de Basto na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 15:02:35]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais