Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Mongólia

Geografia
País da Ásia Oriental. Situado entre a Rússia, a norte, e a China, a sul, abrange uma área de 1 564 116 km2. As principais cidades são Ulan Bator, a capital, com 819 400 habitantes (2004), Darhan (70 900 hab.), Choybalsan (45 000 hab.), Erdenet (73 600 hab.) e Ölgiy (30 200 hab.).
O Sudeste do país integra o deserto de Gobi. A metade ocidental da Mongólia é muito mais montanhosa do que a metade oriental.
Lavrando com búfalo-da-índia, Mongólia
Bandeira da Mongólia
Clima
O clima é desértico, frio e continental, com invernos extremamente longos, frios e secos, e verões curtos e quentes.
Economia
A pastorícia continua a ser a atividade dominante, tendo a sua maior expressão nas estepes que circundam o deserto de Gobi. As culturas dominantes são os cereais, a batata e os legumes. Os recursos mineiros mais importantes são o cobre, o molibdénio, o ouro, o carvão, o chumbo, o zinco, o urânio, o ferro, o estanho, a fosforite, o volfrâmio, a fluorite e as pedras semipreciosas. Embora a indústria se encontre pouco desenvolvida, a produção engloba os produtos alimentares, o calçado, os artigos de vestuário e os produtos de madeira. As importações são constituídas pela maquinaria, pelo equipamento para transportes, pelos combustíveis e pelos produtos alimentares. Os principais parceiros comerciais da Mongólia são a Rússia, o Japão, a Suíça e a China.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 3,2.
População
A população da Mongólia era, em 2006, de 2 832 224 habitantes, o que corresponde a uma densidade de aproximadamente 2 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 21,59%o e 6,95%o. A esperança média de vida é de 64,89 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,661 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,659 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 3 631 000 habitantes. As etnias principais são a mongol khalkha (79%), a cazaque (6%) e a mongol dorbed (3%).Os budistras tântricos (lamaístas) representam 96% da população e os muçulmanos correspondem a 4%. A língua oficial é o mongol.
História
Com o fim do regime czarista na Rússia, em 1917, a Mongólia passou a ser controlada pela China. Foi invadida em 1920, durante a Guerra Civil Russa. Um ano depois, os chineses foram expulsos da Mongólia. Em 1924, foi proclamada a República Popular da Mongólia, instalando-se o partido comunista. O país passou a ter uma grande proximidade política, económica, cultural e ideológica com a Rússia. Durante as décadas de 1960 e de 1970 as relações entre a Mongólia e a China foram-se deteriorando. As tensões só acabaram em 1986, quando as relações diplomáticas foram estabelecidas. Em 1990 e 1991, a Mongólia aderiu às mudanças democráticas no leste da Europa e na União Soviética, tendo vencido o PRMP (Partido Revolucionário do Povo da Mongólia) nas primeiras eleições multipartidárias de julho de 1990. Contudo, à medida que o tempo passava o MPRP foi perdendo terreno e nas eleições de 1996 foi derrotado pela DUC (Coligação da União Democrática). Após quatro anos de reformas no sistema económico e político, o MPRP ganhou as eleições legislativas de 2000. O regime é multipartidário e o primeiro-ministro governa com uma Assembleia legislativa.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mongólia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-11 15:37:16]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros