Neobarroco
Tendência da poesia contemporânea, assinalada, entre outros, por Jorge de Sena (prefácio a Poesias Completas de António Gedeão, 1968), Vítor Manuel de Aguiar e Silva (Teoria da Literatura, Coimbra, 1981) e por Fernando J. B. Martinho (Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa na Década de 50, 1996) e apontada a autores como Jorge Amorim, Pedro Tamen, António Gedeão, Hélder Macedo, António Salvado, Liberto Cruz, António Silva Pinto, E. M. de Melo e Castro, Ana Haterly ou Salette Tavares.
Este Neobarroco revela-se no pendor formal por um excessivo e manifesto gosto pelos extremos, tanto o "extremamente ornado" como o "extremamente sucinto" (PIRES, Maria Lucília Gonçalves, citada em MARTINHO, Fernando J. B., Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa na Década de 50, 1996, p. 421), pelo ressurgimento da metáfora hiperbólica (p. 421), por um recurso global a procedimentos de superlativação ou intensificação pelos efeitos de desordem, irregularidade e assimetria e por uma literatura onde ocupam um lugar dominante as temáticas do movimento no sentido de inconstância que altera perpetuamente a realidade, a metáfora do teatro do mundo (SILVA, Vítor Manuel Aguiar e cit. in MARTINHO, Fernando J. B., idem, 1996, p. 428).
Em poesia, o artifício, entendido não como "ornamento supérfluo" mas como "condição fundamental da beleza artística" (SILVA, Vítor Manuel Aguiar e, citado em MARTINHO, Fernando J. B., idem, 1996, p. 428), traduz-se num discurso engenhoso que recusa a expressão simples e direta, pelo cultivo de figuras como a antítese ou o paradoxo e pela multiplicação de processos de acumulação como o epânodo, a anáfora, o polissíndeto, o paralelismo e a enumeração.
A ligação ao barroquismo é visível em tendências poéticas do início dos anos 60, quando a preocupação poética se centra na palavra, permitindo o ludismo, o jogo de significantes e seu investimento metafórico, sendo, em alguns casos, a aproximação ao barroco feita pela recuperação da sua vertente conceptista, no cruzamento de jogos de ideias com jogos de palavras.(ver também Poesia contemporânea)
-
Salette TavaresPoeta e ensaísta moçambicana, nascida a 31 de março de 1922, em Lourenço Marques, e falecida a 30 de...
-
António SilvaPopular ator português de teatro e cinema, António Maria da Silva nasceu a 5 de agosto de 1886, em L...
-
Hélder MacedoPoeta, romancista e ensaísta português, Hélder Malta Macedo nasceu a 30 de novembro de 1935, em Krug...
-
António GedeãoPseudónimo poético do cientista, historiador e humanista português Rómulo de Carvalho (1906-1997).
-
Pedro TamenPoeta português, Pedro Mário Alles Tamen nasceu a 1 de dezembro de 1934, em Lisboa. Licenciado em Di...
-
CoimbraAspetos geográficos Cidade situada na margem direita do rio Mondego, na província tradicional da Bei...
-
Teoria da LiteraturaA publicação de Teoria da Literatura, por Vítor Manuel de Aguiar e Silva, em 1967, constitui um dos ...
-
Vítor Manuel de Aguiar e SilvaProfessor universitário, escritor e investigador português, Vítor Manuel de Aguiar e Silva nasceu em...
-
esparsaTrova de tema amoroso que não é precedida nem de glosa nem de mote, constituída por uma única estrof...
-
esprit nouveauO esprit nouveau (espírito novo) marca os movimentos vanguardistas do início do século XX, não só na...