Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Nova Zelândia

Geografia
País da Oceânia. É constituído por duas ilhas principais, a ilha do Norte e a ilha do Sul, separadas 32 km pelo estreito de Cook. Inclui ainda outras ilhas menores, como a de Stewart e as ilhas de Chatham. Fica a 1600 km da Austrália, que é o país mais próximo. Abrange uma área de 268 680 km2. A capital é Wellington, com 166 200 habitantes (2004), e as outras cidades mais importantes são Auckland (374 300 hab.), Christchurch (339 700 hab.), Manukau (339 600 hab.) e North Shore (185 000 hab.).
Na ilha do Norte, o solo é fértil e há vulcões ativos. A montanhosa ilha do Sul é orlada no sudeste e na costa por extensas planícies. Depois das planícies, surgem os picos nevados dos Alpes do Sul.
Milford Sound, Parque Nacional de Fiordland
Bandeira da Nova Zelândia
Fiorde (Milford Sound) na Nova Zelândia
West Coast, zona de Haast, Nova Zelandia
Primeira Igreja de Otago (1873), Dunedin
Vista de Auckland
Kiwis, frutos de origem neozelandesa, muito ricos em fibras e vitamina C
Panorâmica da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia
Rebanho de ovelhas em Christchurch, na Nova Zelândia
Mirror Lake (Lago Matheson) na Ilha do Sul, Nova Zelândia
Clima
O clima é temperado marítimo, com precipitações relativamente abundantes e distribuídas ao longo do ano.
Economia
A economia da Nova Zelândia depende em larga medida das suas exportações, em especial, as produções do setor primário. Na agropecuária, com bons níveis de produtividade, merecem referência a criação de ovinos e de bovinos, da qual resultam elevadas quantidades de lã, carne e leite, e a produção de cereais, maçãs e kiwis. No setor industrial, além dos laticínios, desenvolveu-se a indústria das madeiras, com a produção de papel. Os mares proporcionam igualmente muita riqueza, pois são abundantes em peixe e marisco. Possui ainda reservas de carvão e nas zonas vulcânicas da ilha do Norte produz-se energia geotérmica. Os cursos de água que descem das montanhas são aproveitados para produzir energia elétrica. A existência de reservas de gás natural ajudam a diminuir as importações de petróleo. Os principais parceiros comerciais da Nova Zelândia são a Austrália, o Japão, os Estados Unidos da América e o Reino Unido.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 8,1.
População
A população da Nova Zelândia, que em 2006 era de 4 076 140 habitantes, descende de grupos que foram convertidos ao cristianismo incorporando tradições maoris. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 13,76%o e 7,53%o. A esperança média de vida é de 78,81 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,917 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,914 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 4 673 000 habitantes. Os principais grupos étnicos da Nova Zelândia são os brancos (74%), os maoris (15%), os polinésios (6%) e os asiáticos (5%).
As religiões mais importantes são a anglicana (21%), a presbiteriana (16%), a católica (15%) e a metodista (4%). As línguas oficiais são o inglês e o maori.
História
As ilhas da Nova Zelândia já eram habitadas pelos Maoris desde o século X, quando o navegador holandês Abel Tasman as descobriu em 1642. Mais de um século depois, recebem a visita de James Cook, que explorou as suas costas. Foi anexada pelos britânicos em 1840, tendo sido assinado o Tratado de Waitangi com 500 chefes maoris segundo o qual seriam respeitados os bens das populações autóctones. Como o Tratado não foi respeitado, a população maori revoltou-se violentamente em 1845-48 e 1860-70. Chegou a ser considerada a Grã-Bretanha do Pacífico Sul. Embora tenha deixado de ser colónia em 1907, só começou a desenvolver uma política externa independente 40 anos depois. A Nova Zelândia participou ao lado da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, na Segunda Guerra Mundial.
A Nova Zelândia tem manifestado a sua condenação dos testes nucleares franceses no Pacífico e em 1985 impediu a entrada nos seus portos de navios com armas nucleares ou movidos a energia nuclear, uma política que provocou um clima de tensão com os Estados Unidos da América.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Nova Zelândia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-16 20:40:25]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais