Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Oasis

Oasis, a banda britânica rock mais bem sucedida dos anos 90, oriunda de Manchester, teve as suas raízes nos Rain, grupo composto por Liam Gallagher, voz, Paul Arthurs, guitarra, Paul McGuigan, baixo, e Tony McCarroll, bateria. Depois de assistir a um concerto do grupo, entretanto já com a designação de Oasis, Noel Gallagher, técnico de guitarra dos Inspiral Carpets e irmão mais velho de Liam, decidiu tomar conta do grupo e assumir as funções de guitarrista principal e compositor.
Assinaram contrato com a Creation Records, depois do patrão da editora, Alan McGee, ter ficado impressionado com um concerto em maio de 1993.
Os singles "Supersonic", "Shakermaker" e "Live Forever", todos de 1994, criaram um ambiente de grande expectativa na cena musical britânica quanto ao seu álbum de estreia. Em 1994, Definitely Maybe tornou-se o álbum de estreia com venda mais rápida da história da música britânica. Deste trabalho saiu ainda "Cigarettes & Alcohol", o single de maior sucesso da banda até então, acompanhado de uma versão ao vivo de "I Am The Walrus" dos Beatles.
Noel Gallagher, o vocalista dos Oasis
A influência do quarteto de Liverpool, desde sempre frontalmente admitida pelo grupo, está patente em elementos tão diversos como a capa de "Definitely Maybe", a riqueza melódica das suas canções, ou a voz de Liam Gallagher, muitas vezes comparada à de John Lennon.
Em dezembro de 1994 foi editado o single "Whatever", tema pop alicerçado em poderosas orquestrações.
(What's The Story) Morning Glory (1995), o segundo álbum do grupo, tornou-se um verdadeiro fenómeno de vendas - foi o álbum britânico mais vendido de sempre -, constituindo um marco na pop dos anos 90. Dele foram extraídos os singles "Wonderwall" (1995), "Some Might Say" (1995), "Roll With It" (1995), "Champagne Supernova" (1996) e "Don't Look Back In Anger" (1996), cantado por Noel Gallagher e acompanhado de uma versão de "Cum On Feel The Noize" dos Slade.
Conhecidos pelo seu comportamento conflituoso, que provocou o cancelamento de uma parte da digressão americana de 1996, os irmãos Gallagher deram oportunidade aos mais variados rumores sobre o fim do grupo. A atenção dos tabloides britânicos abrangeu os mais variados acontecimentos, desde a detenção de Liam por posse de cocaína e a declaração de Noel sobre a sua ligação às drogas, até ao casamento de Liam com a atriz e cantora Patsi Kensit.
O terceiro álbum Be Here Now (1997) vendeu cerca de 800,000 cópias no dia de lançamento no Reino Unido. Originou três singles: "D' You Know What I Mean" (1997), acompanhado de uma versão de "Heroes" de David Bowie, cantada por Noel Gallagher; "Stand By Me" (1997); e "All Around The World" (1998), tendo como lado-B uma versão de "Street Fighting Man" dos Rolling Stones. Ainda retirado de "Be Here Now", foi editado, em maio de 1998, apenas no Japão, o single "Don't Go Away".
Em 1998, foi lançado The Masterplan, uma coletânea dos melhores lados-B, escolhidos com a ajuda dos fans através de uma votação feita no sítio oficial do grupo na Internet.
Seguiu-se a edição de Standing On The Shoulder Of Giants (2000). O disco mantinha a filosofia sonora habitual dos Oasis e, embora os resultados não tenham sido tão satisfatórios quanto os dos seus antecessores, não desiludiu a enorme legião de fãs que o grupo britânico já tinha conseguido conquistar. A banda partiu para uma grande digressão mundial, com o ponto alto no espetáculo no Estádio do Wembley, em julho desse ano. Esse momento seria gravado para a posteridade no disco Familiar To Millions. A banda voltou às gravações em 2002, com Heathen Chemistry. Nesta fase, começaram a agravar-se os conflitos entre os irmãos Gallagher e surgiram os primeiros rumores de dissolução da banda, sempre negados. A saída de dois dos elementos fundadores do grupo ajudou a cimentar esses boatos. Contudo, a banda pareceu, pelo menos no disco, mais unida do que nunca, com todos os elementos a contribuirem para a composição do álbum. Os singles "Hindu Times" e "Little By Little" conseguiram vendas significativas, catapultando o álbum para uma presença nos primeiros lugares das tabelas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Oasis na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 06:26:46]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros