Campanha Regresso às Aulas 2023-2024 da Escola Virtual
Livros e Autores

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

< voltar
< 1 min

opinião pública (comunicação organizacional)

No século das Luzes, era concebida como a expressão do interesse geral e o resultado de discussões onde, ao contrário do que acontecia até aí, cada um fazia uso público da sua razão. Hoje é considerada o produto de políticas de Relações Públicas pelas quais se pretende atender aos interesses dos diversos públicos, cuja opinião se torna opinião pública. Esta tem as características seguintes: não é unânime, não é necessariamente a opinião da maioria, não corresponde à opinião de um qualquer elemento do público, é uma opinião composta, por corresponder a posições várias, e está em formação contínua.
Trata-se de uma ficção estatística ou de um construtor social, indispensável ao poder político como: forma de legitimação, instrumento do exercício de poder e objeto de manipulação.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – opinião pública (comunicação organizacional) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-09-28 05:03:06]. Disponível em
Livros e Autores

O Novo Mundo da Inês - Mais tolerância, por favor!

Sara de Almeida Leite

Todos os Lugares Desfeitos

John Boyne

Weyward

Emilia Hart

Bom português

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais