< voltar
< 1 min
opinião pública (comunicação organizacional)
No século das Luzes, era concebida como a expressão do interesse geral e o resultado de discussões onde, ao contrário do que acontecia até aí, cada um fazia uso público da sua razão. Hoje é considerada o produto de políticas de Relações Públicas pelas quais se pretende atender aos interesses dos diversos públicos, cuja opinião se torna opinião pública. Esta tem as características seguintes: não é unânime, não é necessariamente a opinião da maioria, não corresponde à opinião de um qualquer elemento do público, é uma opinião composta, por corresponder a posições várias, e está em formação contínua.
Trata-se de uma ficção estatística ou de um construtor social, indispensável ao poder político como: forma de legitimação, instrumento do exercício de poder e objeto de manipulação.
Trata-se de uma ficção estatística ou de um construtor social, indispensável ao poder político como: forma de legitimação, instrumento do exercício de poder e objeto de manipulação.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – opinião pública (comunicação organizacional) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-30 23:06:01]. Disponível em
Artigos
-
Two-step-flowModelo teórico de comunicação desenvolvido, nos anos 40 e 50, por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, e q...
-
FontismoNome dado à política de fomento das vias de comunicação e transportes que teve início em 1851, promo...
-
FPO (for position only)Tipo de ficheiro utilizado para criar imagens muito pequenas e de baixa resolução. Normalmente, prog...
-
FORTRANLinguagem de programação de alto nível mais antiga, desenhada por John Backus para a IBM em fins da ...
-
fotogramaImagem de um filme considerada isoladamente. Trata-se de uma fotografia instantânea passível de ser ...
-
fotojornalismoModelo de captação de imagens fotográficas destinado a fazer chegar essa foto a um público, através ...
-
fotomontagemProcesso de encenação, destinado a tornar-se objeto de discurso jornalístico. Este processo é utiliz...
-
FPS (frames per second)FPS é uma medida da quantidade de informação utilizada para arquivar e visualizar um filme de vídeo ...
-
freelancer (jornalismo)Jornalista que colabora, sem contrato firmado, com vários órgãos de comunicação social, fornecendo i...
-
FTP(File Transfer Protocol) Protocolo de Transferência de Ficheiros. Protocolo cliente/servidor que per...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – opinião pública (comunicação organizacional) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-30 23:06:01]. Disponível em