Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Oscar Wilde

Poeta, dramaturgo e ensaísta irlandês, de nome completo Oscar O'Flahertie Fingal Wills Wilde, nasceu a 16 de outubro de 1854, em Dublin, e faleceu a 30 de novembro de 1900, em Paris, França.

Filho de um cirurgião e de uma escritora, herdou da mãe o interesse pela literatura. A sua obra, nomeadamente a poesia, apresenta características que permitem incluí-lo na corrente finissecular do Esteticismo.
Oscar Wilde, poeta, dramaturgo e ensaísta irlandês

As comédias Lady Windermere's Fan (O Leque de Lady Windermere, 1892) e The Importance of Being Earnest (A Importância de se chamar Ernesto, 1895) são consideradas obras-primas.

É autor também da famosa obra The Picture of Dorian Gray (1890, O Retrato de Dorian Gray).

Pela sua homossexualidade, foi alvo de um célebre processo-crime, que o levaria a cumprir dois anos de prisão com trabalhos forçados (1895-1897). Depois de ser libertado, adotou o nome Sebastian Melmouth e foi viver para França.

Passou os últimos três anos da sua vida em Paris, onde publicou The Ballad of Reading Gaol (A Balada da Prisão de Reading, 1898), revelando as condições inumanas da vida na prisão.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Oscar Wilde na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-23 12:29:52]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse