< voltar
1 min
ovo
Apesar da sua aparente simplicidade, a célula diploide resultante da fusão de dois gâmetas haploides, também denominada zigoto, possui uma organização que indicia, nas suas linhas gerais, a do adulto. Essa organização traduz-se pela polaridade e pela simetria bilateral, sistema de coordenadas em relação ao qual se vai processar o sucessivo desenvolvimento e que, assim, define, precocemente, os futuros eixos e faces do animal.
Ovo centrolecítico - Tipo de ovo muito rico em vitelo nutritivo que se acumula no centro, rodeado por uma camada superficial de vitelo germinativo. O núcleo pode situar-se nessa camada ou no meio do vitelo nutritivo, acompanhado de uma pequena quantidade de vitelo germinativo. O grande tamanho dos ovos deve-se principalmente ao grande desenvolvimento do vitelo nutritivo. Possuem este tipo de ovos a maioria dos artrópodes, principalmente os insetos.
Ovo heterolecítico - Tipo de ovo em que o abundante vitelo nutritivo se acumula fundamentalmente num hemisfério, enquanto no oposto se encontra o núcleo rodeado de vitelo germinativo com muito pouco vitelo vegetativo. Este tipo de ovos encontra-se nos anfíbios e em muitos invertebrados como, por exemplo, o caracol.
Ovo isolecítico - Tipo de ovo também designado por alecítico e homolecítico, quase desprovido de vitelo vegetativo homogeneamente distribuído. É de pequeno tamanho e o núcleo situa-se no centro ou ligeiramente deslocado para um polo da célula. Este tipo de ovos encontra-se em muitos animais, como os equinodermes, em alguns insetos e nos mamíferos placentários.
Ovo telolecítico - Tipo de ovo que possui uma grande quantidade de vitelo nutritivo que ocupa a quase totalidade da massa do ovo, situando o vitelo germinativo com o núcleo num disco polar, denominado disco germinativo. Os ovos deste tipo mais característicos são os das aves e dos répteis. Encontram-se também em muitos peixes e alguns invertebrados como, por exemplo, os cefalópodes.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – ovo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-10 02:49:45]. Disponível em
Artigos
-
balão de fundo redondoO balão de fundo redondo é um recipiente de forma esférica, redondo no fundo, com uma embocadura (ga...
-
balão de fundo planoO balão de fundo plano, é um recipiente de forma circular com fundo plano e, portanto, de fácil colo...
-
Eduardo BalbianiBiólogo francês e professor de Embriologia no Collège de France nascido em 1823 e falecido em 1899. ...
-
baldéliaDesignação comum de plantas herbáceas do género Baldellia, da família das Alismatáceas. As plantas d...
-
baleiaDesignação de mamíferos cetáceos com barbas, da família dos Balenopterídeos. É um nome, por vezes, i...
-
BalenopterídeosFamília de mamíferos, da ordem dos cetáceos, que se distingue das verdadeiras baleias pelo grande nú...
-
Johann BalmerMatemático suíço que, ao estudar os espetros luminosos emitidos pelos gases incandescentes, chegou e...
-
BalsamináceasFamília de dicotiledóneas, constituída cerca de 600 espécies, normalmente distribuídas por quatro gé...
-
Fernando BalsinhaJornalista português, Fernando Balsinha frequentou a Faculdade de Medicina de Lisboa, mas pouco temp...
-
David BaltimoreVirólogo norte-americano nascido em 1938, em Nova Iorque. Recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e da ...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – ovo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-10 02:49:45]. Disponível em