Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

palavra

A noção de palavra corresponde tradicionalmente a uma entidade limitada ortograficamente por espaços em branco, que é estudada pelas gramáticas segundo categorias morfo-sintáticas (verbos, substantivos, adjetivos, etc), que é inventariada e definida nos dicionários e cuja evolução histórica (nos planos fonético e semântico) é reconstituída pela etimologia e pela história da língua.
Contudo, a definição de palavra coloca bastantes problemas: <águas-furtadas> é uma ou são duas palavras? <fui>, <sou>, <era> são a mesma palavra ou são palavras diferentes? Mas se a palavra escrita coloca já alguns problemas, a palavra na oralidade é ainda mais difícil de ser definida devido aos fenómenos de elisão, ligação e coarticulação (influência fonética dos sons vizinhos).
Assim, não existe apenas um conceito de palavra, mas sim várias aceções de palavra em linguística que é preciso reter:
1. palavra (em ortografia): unidade gráfica delimitada por espaços em branco na escrita; as palavras ortográficas possuem uma identidade gráfica, resultante de uma convenção, que as distingue umas das outras mesmo que sejam homógrafas: ex: conselho e concelho.
2. palavra (em fonologia): unidade delimitada por critérios fonológicos e prosódicos, isto é, o que torna uma palavra fonologicamente autónoma é a presença de um acento principal e unificador, a indivisibilidade na sua produção e segmentação, a sua transcrição fonológica, entre outros critérios. Assim, unidades como <diz-se>, <à-vontade>, <pernalta> constituem apenas uma palavra fonológica, enquanto que segmentos de palavras que na escrita são apenas uma unidade constituem duas palavras fonologicamente, por possuírem dois acentos fonológicos distintos - <ternamente>, <passatempo>. Também os homógrafos <sede> - /e/ e <sede> /È/ constituem palavras fonologicamente distintas, devido à diferença de timbre das vogais da sílaba tónica.
3. palavra (em morfologia): neste sentido devemos falar em formas da mesma palavra, uma vez que operações como a flexão não fazem mais do que apresentar variações da mesma palavra em género e número, para o caso dos substantivos, adjetivos e alguns determinantes e pronomes (ex: possessivos, demonstrativos, indefinidos), e em modo/tempo/pessoa/número, para o caso dos verbos. Assim compreende-se que formas de palavras com radicais tão distintos como <sou>/ <era>/ <fui>/ <seja> sejam formas flexionais do mesmo verbo <ser>, embora estas diferenças tão profundas no étimo do radical tenham subjacentes explicações de natureza histórica. A derivação pode ser também um processo de variação da mesma palavra: gato, gatinho, gatão, gatarrão.
4. palavra ou lexema (em lexicografia): unidade abstrata que encerra um significado específico e que reúne o conjunto das formas possíveis pelo processo morfológico da flexão. É a palavra tal como ela surge inventariada nos dicionários, com informação semântica e morfológica.
5. palavra (em morfo-sintaxe): especificação da categoria gramatical ("Eu canto" [verbo] e "o canto da cigarra" [nome]) ou de uma propriedade morfológica de um lexema ("um atlas" [Singular], "dois atlas" [Plural]).
A forma, a natureza e a composição das palavras é portanto muito complexa, pelo que a utilização deste termo deve ter em conta as cinco aceções apresentadas em benefício do alto nível de imprecisão deste termo.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – palavra na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-11-28 09:11:36]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Bom português

puder ou poder?

ver mais

trás ou traz?

ver mais

impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais