Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Parque Natural da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida foi criado a 28 de julho de 1976, segundo o Decreto-Lei n.º 565/76, ocupando uma área de 10 821 hectares. O Parque Natural da Arrábida localiza-se na zona mais meridional da península de Setúbal, assente sobre um maciço calcário litoral de baixa altitude.
O maciço da Arrábida é formado pela sucessão de três linhas de relevo, facto que desde logo lhe confere um carácter particular. Assim, entre as colinas de Sesimbra e de Setúbal, e diante do mar, situam-se as serras do Risco (400 m de altitude) e da Arrábida. Deixando a primeira linha de relevo e caminhando para norte, surgem, entre Setúbal e Azeitão, as serras de S. Luís e dos Gaiteiros, miradouros que abrem a vista sobre o estuário do Sado, e, imediatamente atrás, a serra do Louro. Do cabo Espichel até à barra do Sado a orla é alta e alcantilada, havendo arribas que atingem as muitas dezenas de metros de altura. Na base das arribas e debruçados sobre uma estreita plataforma continental surgem pequenos cabos, praias - Alpertuche, Portinho, Galapos -, enseadas escondidas e grutas marinhas - a Lapa do Médico, a da Greta e a Lapa de Santa Margarida.
Geologicamente a Arrábida é constituída por um conjunto de formações que vão do Jurássico ao Mioceno e ao Moderno. Durante parte de Jurássico a região esteve coberta pelo mar, ali pouco profundo, tendo sido no Neojurássico que se iniciou um movimento de emersão, o qual continuou nos períodos seguintes. Os materiais do Neojurássico formam camadas alternantes de arenitos, brechas e calcários, assentes sobre os materiais anteriores à emersão. Durante o Mioceno houve movimentos de transgressão, verificando-se no final desse período a modelação do relevo atual. Foi já no Quaternário, com o abaixamento progressivo do mar, que se verificaram ações de abrasão das falésias, nas fases de acalmia, e de aprofundamento da rede hidrográfica e aumento da erosão sempre que se verificava uma descida do nível médio das águas. Em toda esta zona litoral, a Pedra da Anixa, testemunho do anterior avanço do continente, é hoje um rochedo miocénico, de estratos muito levantados.
Parque Natural da Arrábida
Quanto à flora, apresenta espécies arbustivas, como é o caso do folhado, da murta, da aroeira, do medronheiro e do carrasco, da azinheira, do zambujeiro e do carvalho-cerquinho, que atingem dimensões verdadeiramente invulgares. Todas estas plantas, juntamente com estevas, rosmaninhos, sabina-das-praias, alecrins e madressilvas, formam matas quase impenetráveis. De Setúbal a Sesimbra, todo o maciço está envolto por manchas de pinhal e por zonas de charneca com tojos e esteva a cobrir, aqui e além, cabeços e encostas.
A diversidade de condições - mar e terra, alturas e vales, plantas - sugere a presença de uma fauna variada. Nos caules e folhas que cobrem o chão das matas abriga-se a gineta, enquanto a raposa circula na orla das mesmas. As matas albergam diversas espécies de aves, de entre as quais se destaca a toutinegra. Nas zonas de planície formam-se bandos de cotovias, pintassilgos e verdilhões, estorninhos, pombos e tordos e, no inverno, tarambolas e aribes procuram alimento nos terrenos lavrados. Há ainda coelhos, toupeiras, ratos-do-campo e musaranhos, bem como raposas e texugos. As falésias que bordejam o litoral são abrigo da gaivota-agêntea, dos andorinhões, das calhandras e dos corvos-marinhos-de-crista, para além de nelas se poderem observar várias aves de presa - águia-de-bonelli, peneireiro-vulgar e águia-de-asa-redonda.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Parque Natural da Arrábida na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 10:44:53]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais