Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

Philip H. Knight

Empresário e milionário norte-americano nascido a 24 de fevereiro de 1938, em Portland, no estado de Oregon, nos Estados Unidos da América.
Durante os seus tempos de estudante, Knight esteve sempre muito ligado ao desporto e dedicava-se a corridas de fundo, nomeadamente à maratona.
Paralelamente, levou com sucesso a sua vida de estudante e aos 21 anos formou-se em Contabilidade na Universidade de Oregon. Mais tarde, frequentou a Universidade de Stanford.
Após uma viagem ao Japão, Knight lançou-se em 1963 a vender a atletas sapatilhas importadas deste país. Para tal, tinha uma espécie de loja montada na sua carrinha.
Aos 26 anos, em parceria com o seu treinador Bob Bowerman, formou a empresa Blue Ribbon Sports e continuou a aposta na importação do Japão.
Como o negócio só por si não garantia a sua subsistência, Knight passou também a dar aulas de Contabilidade na Universidade de Portland. Foi aqui que, em 1971, travou conhecimento com uma estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, que viria ser a criadora do logótipo da Nike, multinacional mais tarde criada por Knight.
A ligação entre ambos começou quando Knight e Bowerman necessitaram de contratar alguém para elaborar umas tabelas e uns gráficos para apresentar a uma delegação de japoneses que ia visitar a empresa de importação de sapatilhas. Carolyn fez um trabalho que agradou a Knight que, então, lhe pediu para desenhar uma tira para fazer o logótipo da empresa. A única exigência do empresário foi que sugerisse movimento. Entre as várias propostas, escolheu uma à pressa, que ainda por cima não lhe agradava totalmente. Só que essa viria a ser a que hoje toda a gente identifica como símbolo da Nike. Ficou conhecida por "swoosh" e representa a asa do Deus grego Nike, nome que desde aí viria a ser adotado para a empresa de Knight.
As primeiras sapatilhas com o novo símbolo foram produzidas na primavera de 1972, tendo sido o primeiro produto da Nike, empresa que viria a dominar o mercado mundial de material desportivo.
A Nike destacou-se, desde então, por introduzir diversas inovações nos equipamentos desportivos e impôs-se no mercado, equipando grandes atletas de renome internacional, como Michael Jordan, André Agassi e Tiger Woods, por exemplo, assim como o futebolista português Luís Figo.
Em 1983, Philip H. Knight foi distinguido pela Universidade de Oregon com o Prémio Pioneiro pela sua capacidade de liderança e de visão.
Em meados da década de 90 do século XX, o empresário era já considerado um dos homens mais ricos do planeta, a par de nomes como Bill Gates e Michael Dell.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Philip H. Knight na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-22 15:46:11]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse