Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

pigopos

São animais do filo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e da família dos Pigopodídeos constituída por cerca de vinte espécies. Os pigopodídeos, como o da espécie Delma fraresi, vivem desde os bosques húmidos até aos desertos da Austrália e sul da Nova Guiné. São semelhantes a serpentes com corpo fusiforme e perderam todos os vestígios dos membros anteriores. Os membros posteriores estão reduzidos a dois apêndices escamosos laterais, vizinhos do ânus.
É uma espécie de cor cinzento-esverdeada e com franjas negras. É um lagarto escavador. Distingue-se das serpentes em virtude de possuir duas aberturas auditivas externas. É desprovido de pálpebras móveis. Tem reprodução ovípara, pondo dois ovos. O seu regime alimentar é insetívoro.
Os pigopos oferecem um excelente exemplo de evolução regressiva. O tamanho dos pigopos varia entre os trinta e os sessenta centímetros. São indivíduos que apresentam atividade diurna ou crepuscular. É uma espécie semelhante o pigopo de franjas pretas, o Delma borea.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – pigopos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-24 22:16:11]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse