Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

pneu

Um pneu consiste numa roda de borracha insuflável que se monta nas juntas das rodas dos veículos automóveis, motocicletas e bicicletas, a fim de proporcionar um maior conforto, suavidade e segurança no movimento.
O seu contacto e aderência ao solo é o ponto de apoio de toda a força do motor para o avanço e dos travões nas paragens, assim como para a estabilidade nas curvas.
O pneu foi inventado em 1845 pelo britânico R. Thompson Dunlop, que o aplicou à bicicleta, em 1889, e os irmãos Michelin, ao automóvel, em 1895.
Inicialmente o pneu era formado por uma câmara interior muito flexível e de pequena espessura, insuflável através da uma válvula, e uma carcaça mais rígida de constituição complexa.
Atualmente usa-se cada vez mais o pneu sem câmara de ar, no qual esta é substituída por um revestimento de borracha macia, aderente à carcaça. A carcaça é formada por camadas de tecido ou lonas, recobertas de borracha dura e resistente, com rasgos na periferia, ou banda de rodagem, destinados a separar a água e proporcionando a aderência do piso ao solo, de modo a evitar o efeito da hidroplanagem (aquaplaning).
Os flancos são menos resistentes e terminam num talão, com o qual se fixa a aba das jantes, para o que é reforçado interiormente com um cabo de aço.
Segundo a disposição das telas (lonas), os pneus classificam-se em diagonais, radiais ou mistos. Os dois últimos tipos têm, além da carcaça de telas, uma cinta de cordas de nylon ou arame fino de aço, disposto à volta de toda a periferia do pneu, sob o piso de rodagem, com o qual sofrem menos desgaste nas curvas e a sua duração torna-se maior, ainda que a baixas velocidades se tornem incómodos.
O tipo de desenho do piso corresponde à finalidade do pneu, existindo pneus especiais de inverno, com sulcos largos e profundos e bordo saliente, que ajudam a deslocar as capas superficiais, pouco consistentes, de lama ou neve. Alguns são dotados de pregos de aço para avançar sobre a neve ou o gelo. Em todo o caso, a pressão de enchimento correta, que o fabricante recomenda, é de uma importância vital para a duração e comportamento do pneu.
Existem pneus de grande volume e baixa pressão utilizados especialmente em grandes camiões, maquinaria pesada automóvel, etc.

Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – pneu na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-05-31 16:48:00]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais