Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais

polo

O polo joga-se num campo relvado, onde duas equipas de quatro cavaleiros cada tentam introduzir uma bola de madeira, ou bambu entre os dois postes de uma baliza, com o recurso a um malho, o qual se manuseia com uma pega longa e flexível.
O polo teve a sua origem na Ásia central, mais concretamente na Pérsia, num período de tempo que vai desde o século VI a. C. ao século I d. C.. Este jogo, na época, servia de treino às tropas de elite, funcionando como espécie de mini-batalha, já que de cada lado podiam estar cerca de uma centena de soldados. O polo transformou-se rapidamente no desporto nacional na Pérsia, mas só era praticado pelos nobres, sendo permitida a participação de homens e mulheres. Da Pérsia o desporto espalhou-se pela região árabe e daí para o Tibete, China e Japão.
Já no século XIII, o polo é introduzido na Índia pelos conquistadores muçulmanos. Foi preciso esperar até 1859 para que, oficialmente, os primeiros europeus praticassem a modalidade. Foi em Silchar, na Índia, onde os produtores ingleses de chá formaram, em 1859, o primeiro clube europeu de polo. Seguiu-se, nos inícios de 1860, o Clube de Polo de Calcutá. Em 1866, um capitão militar britânico viu um jogo de polo na Índia e de imediato formou uma equipa com outros oficiais, levando a que até ao fim desse ano houvesse vários jogos entre a Cavalaria britânica estacionada na Índia.
O polo é muito popular em países de influência inglesa
Jogadores disputando a bola
O polo é um desporto fisicamente muito exigente, tanto para os jogadores como para os cavalos
Panorâmica de um jogo de polo
Em 1870, houve um jogo entre militares em Inglaterra, com a particularidade de, para além da presença de oito elementos em cada equipa, quase não haver mais regras. De qualquer forma, a modalidade conheceu desde logo uma grande expansão em Inglaterra e, pouco tempo depois, já havia jogos com assistências de cerca de dez mil espectadores. O jogo deixou de ser exclusivo dos militares e passou então ser disputado também por equipas de universitários e de nobres.
Em 1876, James Gordon Bennett, um atleta e editor de jornais, levou o polo para os Estados Unidos, onde se tornou também muito popular. Aliás, foi neste país que, em 1881, se introduziu uma alteração significativa, com a redução do número de atletas por equipa para cinco. A Grã-Bretanha seguiu esta tendência de redução e, dois anos depois, passou a formar equipas de quatro, número que ainda hoje se mantém. O jogo era cada vez mais popular, mas apenas praticado pelos mais ricos devido aos elevados custos de manter um estábulo de cavalos.
Em 1886, os norte-americanos desafiaram os ingleses e levaram a que se disputasse a primeira competição internacional. Os britânicos ganharam e só em 1909 é que os Estados Unidos alcançaram a primeira vitória.
Até 1909 o polo era jogado de uma forma lenta, com pequenas pancadas na bola, mas os americanos revolucionaram o estilo de jogo ao optarem por batidas longas, o que tornou o desafio mais rápido e aberto.
A Argentina, nos anos 20, aderiu em massa ao polo, chegou a haver assistências de 60 mil espectadores, levando a que em 1928 se disputasse a Taça da América, frente aos EUA.
Só em 1971 surgiu outra competição intercontinental, com a disputa de um jogo, de novo, entre Estados Unidos e Inglaterra, chamada de Taça da Coroação, com a vitória a caber aos primeiros. Em 1980 teve lugar o primeiro campeonato da Europa.
O polo joga-se, atualmente, num campo com 274 metros de comprimento e 140 de largura. As balizas, uma em cada extremo do campo, têm sete metros de largura e é contabilizado um ponto quando a bola é introduzida numa delas, depois dos cavaleiros a trocarem entre si com recurso aos tacos. Cada jogo tem quatro períodos, de 7,5 minutos na Europa, seis nos Estados Unidos e oito na Argentina.
Nos Estados Unidos há também uma versão indoor (recinto fechado) onde o campo tem 90X45 metros e é utilizada uma bola de couro. Cada equipa só tem três elementos e o resto das regras é idêntico ao polo tradicional.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – polo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-05 08:41:43]. Disponível em
Livros e Autores

Weyward

Emilia Hart

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

Bom português

gratuito ou gratuíto?

ver mais

isenção ou insenção?

ver mais

precariedade ou precaridade?

ver mais

moinho ou moínho?

ver mais

verosímil ou verosímel?

ver mais

convalescença ou convalescência?

ver mais

incerto ou inserto?

ver mais

bolos-reis ou bolos-rei?

ver mais