Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Ponte da Barca

Aspetos Geográficos
O concelho de Ponte da Barca, do distrito de Viana do Castelo, insere-se na Região Norte (NUT II) no Minho Lima (NUT III) e situa-se na margem esquerda do rio Lima, a 72 km da cidade do Porto. Está rodeado por quatro concelhos, dois pertencentes ao distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez a norte e Ponte de Lima a oeste) e os outros dois do distrito de Braga (Vila Verde e Terras de Bouro a sul). Devido à sua forma bastante alongada faz ainda fronteira com Espanha.
A povoação encontra-se dominada pela influência do rio Lima que lhe proporciona variadas paisagens e áreas para o lazer, nomeadamente algumas praias fluviais. Ao longo deste rio, podem observar-se ainda muitos moinhos, alguns deles em funcionamento.
Igreja românica de Bravães, concelho de Ponte da Barca
Brasão do concelho de Ponte da Barca
Aspeto geral da vila de Ponte da Barca
Numa área de 182,2 km2, encaixam-se 25 freguesisas: Azias, Boivães, Bravães, Britelo, Crasto, Cuide de Vila Verde, Entre-ambos-os Rios, Ermida, Germil, Grovelas, Lavradas, Lindoso, Nogueira, Oleiros, Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca, Ruivos, Sampriz, Touvedo (Salvador), Touvedo (São Lourenço), Vade (São Pedro), Vade (São Tomé), Vila Chã (São Tiago), Vila chã (São João Batista) e Vila Nova de Muía.
Em 2005, o concelho apresentava 12 968 habitantes.
O natural ou habitante de Ponte da Barca denomina-se barquense.
História e Monumentos
A ocupação desta área remete para os tempos da pré-história, como se comprova pelos vestígios arqueológicos existentes e pela toponímia local. São numerosos os monumentos megalíticos e os castros. Conservam-se ainda dólmenes e mamoas. Em 1979 descobriram-se gravuras rupestres na freguesia de Lindoso.
O seu tecido urbano é antigo e as ruas estreitas. Por entre casas dos séculos XVII e XIX, dominadas pelo granito, descobre-se um valioso património, com destaque para a igreja matriz, dedicada a São João Batista, do século XVIII e para o pelourinho manuelino, implantado no centro da velha praça do mercado. É de referir ainda os seguintes monumentos: ponte medieval, construída durante a regência de D. Pedro; Igreja da Misericórdia, com a sua fachada rococó da segunda metade do século XVIII; Capela de Santa Rita; Solar de Abreu Lima; Paços do Concelho e antigo mercado.
Nas várias freguesias encontram-se inúmeros monumentos de interesse patrimonial. Refira-se, por exemplo, a igreja românica de Bravães, o Castelo de Lindoso e o largo dos espigueiros do séculos XVIII e XIX.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Em Ponte da Barca realiza-se uma feira quinzenal às quartas-feiras, para alternar com o concelho de Arcos de Valdevez. É uma feira de grandes dimensões e por isso mesmo reparte-se por três lugares da vila, cada um mais ou menos especializado em determinados produtos.
Existem ainda feiras anuais a 23 e 24 de agosto e a 22 de dezembro. O feriado municipal é a 24 de agosto.
Esta região de povoamento disperso, trouxe do seu passado a tradição artesanal, o trabalho da madeira, a cerâmica, a fiação e tecelagem, a produção de carvão vegetal, de fogo de artifício e de velas de cera.
Economia
A sua localização geográfica, aliada à confluência de um conjunto de vias de comunicação, contribuiu para o crescimento do comércio, que de certa forma impulsionou a expansão dos serviços. Surge, assim, um setor terciário em crescimento, numa área predominantemente rural. Pratica-se a policultura, numa propriedade bastante dividida, a maior parte das vezes é a vinha alta, chamada de enforcado que estabelece a delimitação entre os campos. A criação de gado está frequentemente associada a esta agricultura de subsistência, constituindo um complemento do rendimento do agricultor. O setor da transformação, este de características mais modernas, estende-se às serrações de madeira e aos laticínios.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Ponte da Barca na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 09:23:22]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais