Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Portel

Aspetos Geográficos
O concelho de Portel, do distrito de Évora, localiza-se na Região do Alentejo (NUT II), no Alentejo Central (NUT III). Ocupa uma área de 600,2 km2 e abrange oito freguesias: Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Portel, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz.
O concelho apresentava, em 2005, um total de 7038 habitantes.
Vila e castelo de Portel
Brasão do concelho de Portel
Estrada no Alentejo em direção a Portel
O natural ou habitante de Portel denomina-se portelense.
O concelho encontra-se limitado a norte por Évora, a oeste pelo concelho de Viana do Alentejo, a sul por Vidigueira e Cuba (distrito de Beja), a este por Reguengos de Monsaraz e a sudeste por Moura.
Possui um clima de influência marcadamente mediterrânica, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no verão. A precipitação ronda os 500 mm entre os meses de outubro e março e os 170 mm no semestre mais seco, sendo bastante irregular.
A sua morfologia é relativamente suave, destacando-se, contudo, elevações de altitude superior à média, de 250 m, como a de São Bartolomeu, com 346 m, e a de São Pedro, com 424 m.
Como recursos hídricos, tem o rio Degebe, o rio Torto, a ribeira da Amieira, o ribeiro do Lomeiro e a ribeira da Pecena.
História e Monumentos
As terras pertencentes a Portel localizam-se junto à estrada romana entre Évora e Beja, facto que muito contribuiu para o seu desenvolvimento. Após a Reconquista, em 1257, o rei D. Afonso III doou as suas terras a João Peres de Aboim, outorgando-lhe foral nesse mesmo ano. Em 1385, durante a Guerra da Sucessão, Portel posicionou-se a favor do rei de Castela. Contudo, Dom Nuno Álvares Pereira dominou-a e, como recompensa, recebeu estas terras do rei D. João I, que passaram a fazer parte do património da Casa de Bragança.
Em 1510 recebeu novo foral, atribuído por D. Manuel I.
No que se refere ao património histórico e arquitetónico, destaca-se o Castelo de Portel, que constitui um monumento exemplar de arquitetura militar e foi reformado pelo arquiteto Francisco de Arruda (1510); é um octógono irregular. A torre de menagem foi iniciada no século XIV e concluída no século XVI, possuindo amplas salas góticas abobadadas.
De referir ainda a Torre de Val-Boim, datada do século XVI, planta quadrada, e a Igreja do Espírito Santo, que tem um pórtico da Renascença.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das manifestações populares e culturais no concelho, destacam-se as festas concelhias, que decorrem de 16 a 24 de agosto, a feira de Portel, no mês de agosto, e a festa do Santo Lenho, a 14 de setembro.
A nível de artesanato, salientam-se os bordados, a cestaria, as meias de quatro agulhas, as miniaturas de mobiliário alentejano, os trabalhos em cabedal e pele, em ferro, em madeira e ainda os trabalhos de serralharia decorativo-artística.
Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor terciário, logo seguidas pelo setor primário e só depois pelo secundário, um dos setores económicos de menor peso no concelho.
No que se refere à agricultura, que mantém ainda uma grande importância, destacam-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e bovinos.
Quase 75% (8345 ha) do seu território está coberto de floresta, sendo as principais espécies arbóreas o sobreiro, a azinheira e a oliveira.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Portel na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-29 10:18:48]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros