Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

quantificação

Em física, a quantificação consiste na formulação matemática de fenómenos físicos ou das teorias, isto é, a passagem de uma forma de descrição no domínio da física clássica para a teoria quântica. Determinadas grandezas físicas, como a energia de um eletrão, no interior de um átomo, devem ser submetidas a uma condição quântica que implica, a partir dos valores numéricos contínuos, classicamente possíveis, uma série de valores discretos, que correspondem aos valores permitidos, de acordo com a teoria quântica (diz-se que a grandeza está quantificada ou quantizada).
Designa-se como primeira quantificação, frequentemente, a passagem de corpúsculos da mecânica clássica para a mecânica quântica e como segunda quantificação a passagem de uma equação clássica para as ondas de matéria e a equação quantificada. Esta distinção conduz, de certo modo, a erros, dado que ambas as quantificações conduzem à mesma teoria quântica.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – quantificação na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-07 01:20:58]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov