< voltar
1 min
Rádio Comercial
A estação radiofónica Rádio Comercial foi criada em 1979, no seio da Radiodifusão Portuguesa. A Rádio Comercial, que nasceu após uma grande reorganização interna na RDP, passou a aceitar publicidade e entrou assim em concorrência direta com os operadores privados.
Logo no início dos anos 80, a Comercial, como também era conhecida, conquistou grandes audiências, cativando principalmente o público jovem. Para tal, ajudou uma melhor qualidade de som, facultada pelo recurso a emissões em FM- Estéreo.
Alguns dos programas desta emissora entraram para a história da rádio em Portugal, como foi o caso do "Som da frente", de António Sérgio, "Rock em Stock", de Luís Filipe Barros, "TNT - Todos no Top", de Jorge Pego, e "Discoteca", de Adelino Gonçalves. A Comercial fez uma forte aposta na música, que era intercalada, hora a hora, por pequenos e ligeiros noticiários.
No entanto, com a concorrência das inúmeras rádios privadas que apareceram em Portugal em finais da década de 80, a Comercial perdeu audiências e entrou numa fase de decadência.
Houve outra remodelação na RDP e a Comercial foi privatizada, tendo sido vendida pelo Estado ao grupo do jornal Correio da Manhã. Mas nem assim as audiências foram recuperadas e este grupo acabou por negociar a estação como a Lusomundo em setembro de 1994.
A Rádio Comercial tornou-se pioneira em marketing em Portugal ao fazer um grande estudo sobre as preferências dos ouvintes, que originou uma significativa remodelação do estilo da estação em 1998. Passou, assim, a ser a Rádio Comercial, Rádio Rock, mudança que trouxe quase de imediato resultados práticos uma vez que dois anos depois era já a segunda emissora mais ouvida em Portugal.
Para tal, contribuíram locutores da nova vaga, como Fernado Alvim, Vanda Miranda e Nuno Markl, e outros recuperados à Comercial do passado, como António Sérgio. Nos seus programas surgiram rubricas de sucesso como "O Homem que Mordeu o Cão".
A Comercial é ainda suportada por um site na Internet, que ganhou uma série de prémios. O primeiro foi atribuído pelo portal Sapo, mas houve outros provenientes de países como os Estados Unidos da América e a Nova Zelândia.
Logo no início dos anos 80, a Comercial, como também era conhecida, conquistou grandes audiências, cativando principalmente o público jovem. Para tal, ajudou uma melhor qualidade de som, facultada pelo recurso a emissões em FM- Estéreo.
Alguns dos programas desta emissora entraram para a história da rádio em Portugal, como foi o caso do "Som da frente", de António Sérgio, "Rock em Stock", de Luís Filipe Barros, "TNT - Todos no Top", de Jorge Pego, e "Discoteca", de Adelino Gonçalves. A Comercial fez uma forte aposta na música, que era intercalada, hora a hora, por pequenos e ligeiros noticiários.
No entanto, com a concorrência das inúmeras rádios privadas que apareceram em Portugal em finais da década de 80, a Comercial perdeu audiências e entrou numa fase de decadência.
Houve outra remodelação na RDP e a Comercial foi privatizada, tendo sido vendida pelo Estado ao grupo do jornal Correio da Manhã. Mas nem assim as audiências foram recuperadas e este grupo acabou por negociar a estação como a Lusomundo em setembro de 1994.
A Rádio Comercial tornou-se pioneira em marketing em Portugal ao fazer um grande estudo sobre as preferências dos ouvintes, que originou uma significativa remodelação do estilo da estação em 1998. Passou, assim, a ser a Rádio Comercial, Rádio Rock, mudança que trouxe quase de imediato resultados práticos uma vez que dois anos depois era já a segunda emissora mais ouvida em Portugal.
Para tal, contribuíram locutores da nova vaga, como Fernado Alvim, Vanda Miranda e Nuno Markl, e outros recuperados à Comercial do passado, como António Sérgio. Nos seus programas surgiram rubricas de sucesso como "O Homem que Mordeu o Cão".
A Comercial é ainda suportada por um site na Internet, que ganhou uma série de prémios. O primeiro foi atribuído pelo portal Sapo, mas houve outros provenientes de países como os Estados Unidos da América e a Nova Zelândia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Rádio Comercial na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-02 23:39:39]. Disponível em
Artigos
-
Nova ZelândiaGeografia País da Oceânia. É constituído por duas ilhas principais, a ilha do Norte e a ilha do Sul,...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
InternetInternet é o nome pelo qual é hoje vulgarmente conhecida aquela que se pode designar por rede mundia...
-
Nuno MarklApresentador de rádio e televisão português nascido em 21 de julho de 1971, em Lisboa. A paixão de N...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
FilipeAntipapa de Estêvão III (IV), foi eleito à revelia da eleição deste, corria o ano de 768. De origem ...
-
LycosA Lycos Incorporated é uma empresa norte-americana, sediada em Waltham, Boston, no estado do Massach...
-
MacromediaEmpresa norte-americana sediada em S. Francisco, Califórnia e fundada em 1992 a Macromedia, Inc., é ...
-
MagnumA agência cooperativa Magnum foi fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Maria Eisne...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Rádio Comercial na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-06-02 23:39:39]. Disponível em