Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

República Dominicana

Geografia
País das Caraíbas. Ocupa 2/3 da ilha de Hispaniola, situada entre o mar das Caraíbas, a sul, e o oceano Atlântico, a norte. Faz fronteira com o Haiti, que ocupa a parte ocidental da ilha, e é separado de Porto Rico, a leste, pelo estreito de Mona. Tem uma superfície de 48 730 km2. As cidades mais importantes são Santo Domingo, a capital, com 2 252 400 habitantes (2003), Santiago (501 800 hab.), La Romana (198 000 hab.), San Francisco de Macorís (131 300 hab.) e San Pedro de Macorís (167 100 hab.). O território é montanhoso, com elevações que chegam a atingir 3175 metros de altitude.
Clima
Uma das belíssimas praias da República Dominicana
Ruínas do Mosteiro de São Francisco em Santo Domingo, República Dominicana
Bandeira da República Dominicana
O clima é tropical húmido, com uma estação seca e outra muito quente e húmida, durante a qual podem ocorrer ciclones tropicais.
Economia
A economia da República Dominicana depende, quase exclusivamente, da produção e exportação de açúcar. A agricultura abrange ainda a produção do arroz, do café, da banana, do feijão, do coco, do cacau, da mandioca e do tabaco. Apesar de o incremento da agricultura implicar o derrube de florestas, manifesta-se uma relativa preocupação com a reflorestação do país, que atingiu 8% entre 1981-1990. A indústria extrativa baseia-se na exploração do ouro e da prata. A indústria abrange a produção de açúcar refinado, de fertilizantes, de cerveja, de rum e de cigarros. As exportações nacionais são dominadas pelo açúcar, pelo tabaco, pelo café e pelo cacau. Os produtos importados são os combustíveis e os produtos alimentares. Os principais parceiros comerciais da República Dominicana são os Estados Unidos da América, a Holanda, a Venezuela e o México.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 2,8.
População
A população era, em 2006, de 9 183 984 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 23,22%o e 5,73%o. A esperança média de vida é de 71,73 anos. Estima-se que, em 2025, a população seja de 12 094 000 habitantes. As etnias maioritárias são a mestiça (73%), a branca (16%) e a negra (11%). A religião com maior expressão é a católica (91%). A língua oficial é o castelhano.
História
Depois do naufrágio de um dos navios da frota da primeira viagem de Cristóvão Colombo, em 1492, os marinheiros da embarcação fundaram a primeira colónia europeia do continente americano, a que chamaram La Navidad. Mas a maior parte dos colonos partiu para o México, para o Panamá e para o Peru à procura de fortuna. Passados cinquenta anos de colonização espanhola, tinham morrido 300 000 índios, vítimas de chacinas e de doenças trazidas pelos colonos europeus. Em 1697, a parte ocidental da ilha foi cedida à França e, mais tarde, tornou-se no Haiti. Depois de violência, de surtos de domínio francês e haitiano, a República Dominicana obteve a independência em 1865. Nos cinquenta anos seguintes, houve vinte e oito revoluções e trinta e cinco governos. Entre 1916 e 1924, os EUA ocuparam o país com o objetivo de manter a estabilidade. O país foi governado por ditadores até se transformar uma democracia, em 1966, depois de um segundo desembarque norte-americano. Atualmente, o país é governado por um presidente que é assistido pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – República Dominicana na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-12 10:00:14]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais