Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Richard Chamberlain

Ator norte-americano, George Richard Chamberlain nasceu a 31 de março de 1934 em Beverly Hills, Califórnia. Após os estudos secundários, estudou arte no Colégio Pomona em Claremont e formou-se em arte aplicada, começando a representar no grupo de teatro do colégio. Nessa altura, decidiu que queria seguir a carreira de ator e conseguiu trabalho em esporádicos episódios de séries de televisão.
Em 1960, estreou-se no cinema no thriller The Secret of the Purple Reef e, no ano seguinte, entrou no western A Thunder of Drums. Ainda em 1961, tornou-se conhecido do público ao representar a versão para televisão do filme de sucesso Dr. Kildare, interpretando James Kildare, um jovem médico interno dedicado à sua profissão. A série acompanhava o dia a dia do interno e do seu mentor, Dr. Gillespie (Raymond Massey), num grande hospital público.
Em 1969, representou ao lado de Katharine Hepburn na comédia dramática The Mad Woman of Chaillot, de Bryan Forbes. Seguiu-se Julius Caesar (1970), de Stuart Burge, uma adaptação da obra de William Shakespeare; fez de Tchaikovsky no filme The Music Lovers (Tchaikovsky, Delírio de Amor, 1970), de Ken Russell; e interpretou Aramis no filme de aventuras baseado no livro de Alexandre Dumas The Three Musketeers (Os Três Mosqueteiros, 1973), contracenando com Oliver Reed e Raquel Welch.
Em 1974, participou no thriller The Towering Inferno (A Torre do Inferno), ao lado de Paul Newman e Steve McQueen e, no ano seguinte, encarnou Edmond Dantes no telefilme The Count of Monte-Cristo (A Vingança de Monte Cristo), uma adaptação do livro de Alexandre Dumas, pelo qual foi nomeado para o Emmy de Melhor Ator em Telefilme. Em 1980, recuperou a fama de Dr. Kildare na mítica série de aventuras baseada no livro de James Clavell Shogun, onde interpretou o papel do Major John Blackthorne, que ao ver o seu barco afundar na costa do Japão é salvo por aldeões que o levam à presença do imperador, tornando-se aos poucos um homem da sua confiança. Seguiu-se a mini-série de sucesso The Thorn Birds (Os Pássaros Feridos, 1983), baseada no bestseller de Colleen McCullough, onde interpretava o papel de padre Ralph de Bricassart, ao lado de Rachel Ward. O seu desempenho valeu-lhe a nomeação para o Emmy de Melhor Ator em Mini-série e o Globo de Ouro da mesma categoria. Fez depois Wallenberg: A Hero's Story (1985), sobre Raoul Wallenberg, um diplomata sueco responsável pelo salvamento de centenas de judeus durante o Holocausto. Ainda nesse ano, protagonizou o filme de aventuras King Solomon's Mines (As Minas de Salomão), no papel de um caçador de tesouros, contracenando com Sharon Stone, cuja sequela surgiu em 1987: Allan Quatermain and the Lost City of Gold (As Minas de Salomão II).
Em 1986, representou um dos seus melhores papéis, John C. Fremont, na mini-série Dream West, baseada na vida deste dissidente californiano. Em 1988, voltou à televisão com a mini-série The Bourne Identity, baseada no livro de Robert Ludlum, no papel de Jason Bourne, um agente policial que perde a memória e é ajudado por uma pequena aldeia francesa.
Aos 69 anos, escreveu a sua autobiografia - Shattered Love - assumindo a sua homossexualidade e a sua longa relação amorosa com o ator/realizador Martin Rabbett.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Richard Chamberlain na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-15 20:05:19]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais