Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Rinolofídeos

Família de mamíferos, da ordem dos quirópteros, que se distribuem por 50 espécies de morcegos que habitam do Velho Mundo até à Austrália. Há autores que os incluem numa subordem, a dos microquirópteros. Desta subordem é a única família que é constituída por indivíduos cujos ultrassons originados na laringe se projetam através do nariz, ao contrário dos outros mamíferos que o fazem pela boca. O nariz dos Rinofilídeos apresenta uma folha nasal muito complexa, provida de protuberâncias folhadas que influenciam no lançamento dos ultrassons para o espaço. Enquanto voam os Rinofilídeos movem ritmicamente as orelhas, ao mesmo tempo que oscilam a cabeça, repetindo o ritmo dos impulsos vibratórios que produzem. Como o eco recebido é diferente em cada uma das orelhas pode orientar-se no espaço.
O maior dos Rinolofídeos (Rhinolophus ferrum-equinum) vive na região mediterrânica e na Europa ocidental. A forma inclesa com uma envergadura menor, cerca de 33 centímetros, é considerada em geral como uma subespécie. Os morcegos, espécie Rhinolophus ferrum-equinum, passam o inverno hibernando em cavernas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Rinolofídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-27 23:28:05]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov