Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Rio Douro

Um dos maiores rios da Península Ibérica, com o comprimento total de 938 quilómetros, dos quais 200 se encontram em Portugal. Nasce em Espanha, na serra de Urbião, e drena uma área de 94 500 km2, da qual 18 600 km2 são em Portugal.
Depois de ter atravessado o extenso planalto de Castela-a-Velha, e com um curso bastante regularizado até Samora, toma a direção nordeste-sudoeste e serve de fronteira entre Portugal e Espanha numa extensão de 122 quilómetros - o troço do Douro Internacional -, desde Paradela, Miranda do Douro, até Barca de Alva. Tem, nesta secção, um forte declive, com um vale encaixado, de margens abruptas. Em Barca de Alva, entra em Portugal e toma novamente a direção este-oeste. O curso é agora mais regularizado, navegável, mas continuando o rio a correr por um vale apertado até à foz, no oceano Atlântico, junto da cidade do Porto.
O escoamento anual do rio Douro é, em média, de 22 860 hm3, correspondendo 9 200 hm3 a Portugal e o restante a Espanha. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Douro, em território nacional, apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos de 1 078 hm3, em regime regularizado. A bacia hidrográfica do rio Douro é a bacia nacional que apresenta o maior valor de escoamento na sua foz, em termos de volume de águas. Tem numerosos afluentes em território nacional, sendo os mais importantes, na margem direita, o Sabor, o Tua, o Corgo, o Tâmega e o Sousa, que correm quase todos de nordeste para sudoeste, e na margem esquerda, o Águeda, o Coa, o Távora, o Varosa, o Paiva e o Arda, que correm numa direção perpendicular às margens, isto é, aproximadamente de sudoeste para nordeste. Todos estes afluentes são rios de planalto, com grandes ressaltos no seu leito e forte poder erosivo, bem evidenciado pelos vales encaixados e gargantas profundas que quase todos possuem.
Veleiro no rio Douro, no Porto
Vale do Douro, onde se encontram as vinhas que dão origem ao famoso vinho do Porto
Vista aérea da foz do rio Douro, na região do Porto
Farol na foz do rio Douro, Porto
Marégrafo na foz do rio Douro
Corta-mar na foz do rio Douro, Porto
Vista aérea da bacia hidrográfica do rio Douro
Vale do Pinhão
Ponte Hintze Ribeiro, sobre o rio Douro, após a tragédia de 4 de março de 2001
Para bacia hidrográfica do rio Douro foram projetados diversos aproveitamentos hidroelétricos, estando no próprio rio Douro os seguintes: barragem de Miranda, com uma capacidade total da albufeira de 28,1 hm3 e uma capacidade útil de 6,66 hm3; barragem do Picote, com uma capacidade total da albufeira de 62,7 hm3 e uma capacidade útil de 13,35 hm3; barragem de Bemposta, com uma capacidade total da albufeira de 128,8 hm3 e uma capacidade útil de 20,0 hm3; barragem do Pocinho, com uma capacidade total da albufeira de 83,1 hm3 e uma capacidade útil de 12,24 hm3; barragem da Valeira, com uma capacidade total da albufeira de 98,5 hm3 e uma capacidade útil de 13,04 hm3; barragem da Régua, com uma capacidade total da albufeira de 95,0 hm3 e uma capacidade útil de 12,0 hm3; barragem do Carrapatelo, com uma capacidade total da albufeira de 148,4 hm3 e uma capacidade útil de 13,84 hm3; barragem de Crestuma-Lever, com uma capacidade total da albufeira de 132,2 hm3 e uma capacidade útil de 22,25 hm3. No Tâmega, barragem do Torrão, com uma capacidade total da albufeira de 105,4 hm3 e uma capacidade útil de 21,95 hm3; no Távora, barragem de Vilar, com uma capacidade total da albufeira de 99,8 hm3 e uma capacidade útil de 95,5 hm3; e no Varosa, barragem com o mesmo nome, com uma capacidade total da albufeira de 14,5 hm3 e uma capacidade útil de 13,0 hm3; na linha de água do Azibo, a barragem do Azibo, que consiste num aproveitamento hidroagrícola com uma capacidade total da albufeira de 54,5 hm3 e uma capacidade útil de 46,67 hm3.
É nos terraços do vale do Douro superior, em acentuados declives talhados no xisto, que se cultivam as vinhas de cujas uvas se fabrica o vinho do Porto.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Rio Douro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 14:12:15]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais