Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Rio Nilo

Rio de África. O Nilo é o maior do mundo em comprimento, com um curso de aproximadamente 6,690 km, aproximadamente, desde a sua nascente no Burundi, no Lago Vitória, toma o sentido norte até desaguar no mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica abrange cerca de 3 300 000 km2 e faz uma descarga de cerca de 3 milhões de litros de água por segundo.
O rio Nilo atravessa o Burundi, o Ruanda, o Uganda, o Sudão e o Egito. O regime do Nilo varia conforme o clima das regiões que vai atravessando. Começa por ser um rio equatorial, de regime constante, alimentado por chuvas permanentes; depois, entra na região tropical do Sudão, onde recebe as águas do Bahr-el-Gasal e do Nilo Azul, que vem da Abissínia, e torna-se um rio tropical, com períodos alternados de cheias e de estiagem; por fim, atravessa o deserto do Sara, sem receber mais afluentes de monta, diminuindo sempre o seu caudal até desaguar no mar Mediterrâneo por um delta. O delta do Nilo localiza-se numa extensa planície aluvial que representa uma grande parte das terras férteis do Egito. Este país é considerado como um oásis criado pelo Nilo. Cairo e o porto de Alexandria são as duas principais cidades banhadas pelo rio Nilo. Em Assuão, no Sul do Egito, existe uma grande barragem.
Rio Nilo, Assuão
Falucho navegando no rio Nilo
Pôr do sol sobre o rio Nilo
Margens do rio Nilo
Esquema do delta do rio Nilo
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Rio Nilo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-09 09:56:55]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río