Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Robert Altman

Cineasta norte-americano, Robert Altman nasceu a 20 de fevereiro de 1925, na cidade norte-americana de Kansas, e faleceu a 21 de novembro de 2006 em Los Angeles. Depois de estudar Engenharia, ingressou no serviço militar e combateu, como piloto da Força Aérea, na Segunda Guerra Mundial. Começou, entretanto, a ganhar a vida escrevendo artigos para revistas e argumentos para programas radiofónicos. Regressou a Kansas, onde trabalhou na realização de filmes de cariz industrial.
O seu primeiro filme comercial foi The Delinquents (1957), um drama juvenil de baixo orçamento com atores locais. Na década de 60, dedicou-se sobretudo à televisão, realizando episódios de séries clássicas como Bonanza e Alfred Hitchcock Presents.
Regressou ao cinema em 1970, com um êxito de bilheteira: MASH, com Donald Sutherland, Elliott Gould e Robert Duvall a protagonizarem uma irreverente comédia sobre as peripécias de um hospital de campanha em plena guerra da Coreia. O filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes e foi adaptado para televisão.
Os sucessos sucederam-se em catadupa: desde o western McCabe & Mrs. Miller (A Noite Fez-se Para Amar, 1971), com Warren Beatty e Julie Christie e banda sonora de Leonard Cohen, passando pelo policial em The Long Goodbye (O Imenso Adeus, 1973), o drama de costumes em Nashville (1975) e a sátira Buffalo Bill and the Indians (Buffalo Bill e os Índios, 1976) protagonizada por Paul Newman e Burt Lancaster.
Altman também conheceu o reverso da medalha, ao assinar um dos maiores fracassos da história do cinema: Popeye (1980), a adaptação cinematográfica do célebre marinheiro da banda desenhada. Do filme apenas a ressaltar o facto de ter sido a estreia de Robin Williams, pois o fraco argumento aliado a um elenco com nomes pouco sonantes tornou-o um estrondoso insucesso. Durante os anos 80, Altman tornou-se um autor maldito, em pleno conflito com os grandes produtores de Hollywood, o que o fez enveredar por filmes de cariz independente como Streamers (Correntes, 1983) ou Beyond Therapy (Os Incuráveis, 1987). Fez as pazes com o público com uma sátira mordaz aos produtores de Hollywood em The Player (O Jogador, 1992) com Tim Robbins e Whoopi Goldberg, ao qual se seguiu mais um retrato do american way com The Short Cuts (Os Americanos, 1993), um filme composto por pequenos episódios interligados e interpretado magistralmente por atores como Jack Lemmon, Tim Robbins e Andie MacDowell. De seguida, retratou o mundo da moda parisiense em Prêt-à-Porter (1995), rodeado por um elenco internacional liderado por Marcello Mastroianni, Sophia Loren e Julia Roberts. Depois de algumas obras menores, regressou à ribalta com Gosford Park (2001), que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador, e A Prairie Home Companion (A Prairie Home Companion - Bastidores da Rádio, 2006), cujo elenco, de peso, incluiu Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Kevin Kline, Meryl Streep e Robin Williams, entre outros.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Robert Altman na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-16 10:32:48]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais