Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Robert Burns

Poeta escocês, Robert Burnes nasceu a 25 de janeiro de 1759. Filho de um rendeiro desfavorecido, começou desde pequeno a dar uma mão nas lides da quinta, recebendo nos tempos livres instrução por um tutor particular que o pai contratou, não obstante a pobreza do lar. Pelos quinze anos, Robert fazia as vezes de responsável pela exploração agrícola. Invulgarmente culto para o que seria habitual numa pessoa com o seu estatuto e nas suas condições, resolveu começar a escrever, de modo a refugiar-se das durezas da sua vida. O seu primeiro poema, 'My Handsome Nell', foi composto durante esta época.
Em 1777 a família mudou-se para uma outra propriedade, Lochlie, o que deu azo a que Robert passasse a frequentar a sociedade local. No ano de 1780 co-fundou o Tarbolton Bachelor's Club, o primeiro de muitos clubes de estilo britânico que, um pouco por todo o mundo e ao cabo de três séculos, levam o nome do poeta. Nesse mesmo ano passou a fazer parte da loja maçónica da região.
O seu pai, consumido por um litígio interminável acerca do arrendamento de Lochlie, acabou por sucumbir em fevereiro de 1784. Robert e um dos seus irmãos decidiram então tomar a seu cargo a exploração de uma outra propriedade agrícola, Mossgiel, alterando ambos a grafia do seu apelido para 'Burns'.
Robert Burns
Mulherengo incorrigível, Robert Burns engravidou uma camponesa, Elizabeth Paton, que deu à luz uma filha em 1785. À guiza de comemoração, Burns compôs A Poet's Welcome To A Bastard Wean. Sucederam-se inúmeras aventuras amorosas, por vezes com consequências desastrosas, semeando filhos bastardos e escapando às perseguições movidas pelos pais das desafortunadas raparigas.
Planeando escapulir-se para a Jamaica, decidiu publicar a sua primeira coletânea de poemas, de forma a poder pagar a passagem. Surgiu assim Poems, Chiefly In The Scottish Dialect (1786), e o retumbante sucesso que constituiu alterou para sempre o rumo da sua vida: mudando-se para Edimburgo, foi aclamado pelos círculos literários, considerado como um herói nacional. A sua obra lírica, de feição popular e frequentemente destinada ao canto, marcou o início de uma tradição literária autónoma na Escócia.
O pai de Jean Armour, uma das raparigas que Burns engravidou, de gémeos, autorizou o casamento, em vista da nova situação do poeta. Assumindo pois a sua condição de pai, mas nem tanto a de marido, foi nomeado cobrador de impostos, cargo que lhe permitiu deambular um pouco por toda a Escócia, recolhendo cantigas populares e compondo outros tantos poemas. Em 1790 foi publicada a sua obra-prima humorística, Tam O'Shanter e, a partir de 1788, contribuiu para a edição dos volumes Scots Musical Museum de James Johnson.
Tendo degradado seriamente a sua saúde, sobretudo pelos esforços físicos empregues na agricultura, Robert Burns faleceu prematuramente com trinta e sete anos de idade, a 21 de julho de 1796, vítima de uma paragem cardíaca, no mesmo dia em que nasceu o seu último filho.
Robert Burns foi considerado como o poeta nacional da Escócia.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Robert Burns na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-28 21:41:45]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais