< voltar
1 min
Saab
A marca de automóveis sueca Saab apresentou o seu primeiro carro, o modelo 92, em 1947, embora só o tenha começado a produzir dois anos mais tarde. A Saab, até então, era exclusivamente uma empresa de construção de aviões.
Em 1953 a marca apresentou uma evolução do carro, chamando-lhe 92B, e dois anos depois apresentou o 93. Entretanto, já desde 1954 fabricava carros de corrida chamados Sonett, com o corpo em fibra de vidro.
Em 1958 surgiu o 95B, a que seguiu, um ano depois, uma versão carrinha, com a denominação 95.
Durante a década de 60, a marca continuou a apresentar novas versões e respetivos melhoramentos, conseguindo uma aumento gradual de vendas. O facto de recorrer a motores Ford V4 em alguns modelos ajudou a dar uma imagem de fiabilidade à marca.
Em 1970 surgiu o primeiro Saab com quatro portas, o 99, que estreou também a transmissão automática.
Os Saab começaram a ser reconhecidos como carros extremamente seguros por integrarem uma série de novidades nesta área, nomeadamente no que concerne à técnica de absorção de impacto em caso de acidente.
O ano de 1974 ficou marcado pelo fim da produção do Sonett, pelo lançamento da carrinha comercial Combi-Coupé e pelo sucesso no Mundial de Ralis.
Em 1978 surgiu o primeiro Saab Turbo e, no ano seguinte, o modelo 900. Este tornou-se num grande sucesso comercial, o que levou a que o design do modelo 99 fosse modificado para se tornar mais parecido com o 900.
O Saab 9000, maior e com um novo desenho, surgiu em 1984 e manteve-se em produção por mais de vinte anos, através de versões melhoradas e redesenhadas.
Em 1997 surgiu um carro totalmente novo da marca sueca, o 9-5, seguido em 1998 pelo mais pequeno 9-3, cuja gama incluía o primeiro automóvel a gasóleo da Saab.
Em 1953 a marca apresentou uma evolução do carro, chamando-lhe 92B, e dois anos depois apresentou o 93. Entretanto, já desde 1954 fabricava carros de corrida chamados Sonett, com o corpo em fibra de vidro.
Em 1958 surgiu o 95B, a que seguiu, um ano depois, uma versão carrinha, com a denominação 95.
Durante a década de 60, a marca continuou a apresentar novas versões e respetivos melhoramentos, conseguindo uma aumento gradual de vendas. O facto de recorrer a motores Ford V4 em alguns modelos ajudou a dar uma imagem de fiabilidade à marca.
Em 1970 surgiu o primeiro Saab com quatro portas, o 99, que estreou também a transmissão automática.
Os Saab começaram a ser reconhecidos como carros extremamente seguros por integrarem uma série de novidades nesta área, nomeadamente no que concerne à técnica de absorção de impacto em caso de acidente.
O ano de 1974 ficou marcado pelo fim da produção do Sonett, pelo lançamento da carrinha comercial Combi-Coupé e pelo sucesso no Mundial de Ralis.
Em 1978 surgiu o primeiro Saab Turbo e, no ano seguinte, o modelo 900. Este tornou-se num grande sucesso comercial, o que levou a que o design do modelo 99 fosse modificado para se tornar mais parecido com o 900.
O Saab 9000, maior e com um novo desenho, surgiu em 1984 e manteve-se em produção por mais de vinte anos, através de versões melhoradas e redesenhadas.
Em 1997 surgiu um carro totalmente novo da marca sueca, o 9-5, seguido em 1998 pelo mais pequeno 9-3, cuja gama incluía o primeiro automóvel a gasóleo da Saab.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Saab na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-07 08:51:39]. Disponível em
Artigos
-
FordA empresa norte-americana construtora de automóveis Ford foi fundada a 16 de junho de 1903 por Henry...
-
Banco Central Europeu (BCE)No âmbito do processo gradual de integração europeia, a criação da união monetária implicou o surgim...
-
Banco de PortugalEntidade bancária estatal responsável pela emissão de moeda e por um conjunto de intervenções regula...
-
Banco GrameenBanco fundado em 1976, no Bangladesh, pelo economista bangladeshiano Muhammad Yunus. O objetivo da c...
-
BentleyA marca inglesa de automóveis de luxo e de carros desportivos Bentley foi fundada a 18 de janeiro de...
ver+