Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Salvaterra de Magos

Aspetos Geográficos
O concelho de Salvaterra de Magos, do distrito de Santarém, localiza-se no Alentejo (NUT II), na Lezíria do Tejo (NUT III). Situado na margem esquerda do rio Tejo, faz fronteira a norte com o Cartaxo e com Almeirim, a sul com Benavente, a oeste com Azambuja (distrito de Lisboa) e a este e a sul com Coruche.
No total, abrange uma área de cerca de 244 km2 e é constituído por seis freguesias: Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra, Muge, Marinhais, Granho e Glória do Ribatejo.
Brasão do concelho de Salvaterra de Magos
Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos
Jardim com busto de D. Dinis, em Salvaterra de Magos
Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
Em 2005, o concelho apresentava 20 721 habitantes.
O natural ou habitante de Salvaterra de Magos denomina-se salvaterriano.
História e Monumentos
Salvaterra de Magos recebeu foral em 1295 por D. Dinis, e a sua história está intimamente relacionada com a vida da corte e dos reis, nomeadamente no que diz respeito ao lazer.
Do património cultural são de realçar o Palácio Real (1514; infante D. Luís), que foi destruído após o terramoto de 1909, ao qual resistiram a Capela Real, as chaminés do Antigo Paço e a falcoaria do antigo Paço Real. Do ponto de vista religioso surgem a Igreja Matriz de S. Paulo (1296), a Igreja da Misericórdia e a Igreja da Glória do Ribatejo.
Tradições, Lendas e Curiosidades
São muitas as festas que animam o concelho, essencialmente durante a estação estival. Em junho têm lugar as festas do Foral, dos Touros e do Fandango.
A Festa do Imaculado Coração de Maria, de cariz religioso e recreativo e de convívio social, tem lugar na terceira semana de julho. Também em julho decorrem a Festa da Amizade e a Festa em Honra de N. Sra. de Fátima.
No primeiro fim de semana de agosto surge a Festa de S. Miguel Arcanjo, de cariz religioso e recreativo, com provas desportivas, atividades culturais e fogo de artifício. Uma semana depois, no segundo fim de semana, surge a Festa em Honra do Mártir S. Sebastião.
A Festa de N. Sra. da Glória do Ribatejo, com grande tradição religiosa e popular - arraial, provas desportivas e exposições de artesanato e fotografia -, realiza-se no penúltimo fim de semana de agosto.
Para além das festas, realizam-se pontualmente touradas, largada de touros, espetáculos, folclore e atividades desportivas.
Em 1762 realizou-se a última tourada real, que foi marcada pela morte do Conde de Arcos, perante o seu pai, o Marquês de Marialva. Na sequência deste trágico acidente, o marquês desceu à arena e, corajosamente, matou o touro que pôs termo à vida do seu filho, com a sua própria espada.
A nível de artesanato podem encontrar-se trabalhos em vime e de olaria e bordados.
O feriado municipal decorre na quinta-feira de Ascensão, também conhecida por quinta-feira de Espiga (40 dias após a Páscoa).
Economia
A maior parte da população encontra-se empregada no setor secundário, relacionado com as indústrias de construção e obras públicas, de produtos alimentares e de madeira, logo seguido do setor terciário, ligado ao comércio a retalho, aos serviços e à administração pública.
Quanto ao setor primário, este está associado às culturas hortícolas, frutícolas e forrageiras, ao milho, à vinha, aos pomares de citrinos e ao olival. Na produção pecuária dominam os suínos e os cavalos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Salvaterra de Magos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-09-26 01:44:55]. Disponível em

Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros