Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina fica situado na região Sul do Brasil. Faz fronteira a norte com o estado do Paraná, a leste como oceano Atlântico, a sul com o estado do Rio Grande do Sul e a oeste com a Argentina. Tem 95 346 km2 de área e a capital, Florianópolis, foi fundada na ilha de Santa Catarina. A população é de 5 958 266 habitantes (censo de 2006) e a expectativa de vida de 74,5 anos é a mais elevada do Brasil.
No litoral, o relevo é caracterizado por zonas baixas com ilhas ao longo da costa, das quais a ilha de Santa Catarina. O Planalto Meridional do Brasil ocupa dois terços do território e para o interior fica uma zona de serras, com a Serra Geral, uma extensão da Serra do Mar. O ponto mais elevado é o pico da Boa Vista a 1827 m na Serra da Anta Gorda. O rio Uruguai, que faz fronteira a sul e os seus tributários, como o Canoas e Pelotas cortam o planalto. Outros rios como o Itajaí, o Iguaçu, que faz fronteira a norte ou o Tubarão formam a rede hidrográfica do estado de Santa Catarina. A vegetação é favorecida pelas chuvas frequentes. No litoral ficam os mangais, a mata de pinheiros brasileiros na região centro e a floresta Atlântica a leste e oeste. O clima é sub-tropical, mas existem variações entre as terras baixas do litoral e as terras altas. Em média a temperatura é de 18ºC. Em Santa Catarina, as estações estão bem divididas e caracterizadas.
Os espanhóis tentaram ocupar a ilha de Santa Catarina em várias ocasiões e a última teve lugar em 1572, chamava-se então de Ilha dos Patos. Os indígenas começaram a ser catequizados, pelos jesuítas, a partir de 1549. Apesar da missão ser liderada pelo padre António da Nóbrega, os resultados foram infrutíferos. A vila de Laguna foi fundada em 1676, por uma bandeira paulista e durante o século XVIII representava o aglomerado urbano de maior relevo do litoral catarinense. A necessidade de povoar a região, que se encontrava sob a ameaça direta dos vizinhos sul-americanos, data desta altura. A região, sem riquezas naturais e uma economia incipiente, não atraia os colonos. Foi preciso o governo do Rio de Janeiro tomar medidas nesse sentido para povoar o território. Os primeiros, ainda no século XVIII, foram os açoreanos, mas no século seguinte sucederam-se vagas de alemães, italianos e polacos, entre outros, que fomentaram a agricultura, o artesanato e a vinicultura. As tradições dos países de origem emprestaram um cunho particular à região, constituindo mesmo uma atração turística nos dias de hoje. O estado de Santa Catarina não ficou à margem do que se passava no resto do país e as ideias republicanas também se repercutiram lá. Por ocasião da Revolução dos Farrapos, que teve lugar no estado vizinho do Rio Grande do Sul, foi proclamada a República da Juliana em 1839. A capital desta república que durou quatro meses foi Laguna. Foi ainda pioneira na abolição da escravatura, mesmo antes da publicação da Lei Áurea. O estado de Santa Catarina, só a partir do fim da Segunda Grande Guerra é que viria a conhecer um desenvolvimento, que faz dele uma referência no Brasil de hoje em termos de desenvolvimento. O turismo e as indústrias têxteis, cerâmica e a construção civil são alguns dos pontos fortes da economia catarinenese do século XXI.
Bandeira do estado de Santa Catarina (Brasil)
Praia de Armação, Ilha de Santa Catarina, Brasil
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Santa Catarina na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 15:26:02]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais