Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Santa Marta de Penaguião

Aspetos Geográficos
O concelho de Santa Marta de Penaguião, do distrito de Vila Real, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Douro (NUT III). Situa-se na vertente este da serra do Marão, a uma altitude de 240 metros e a cerca de 7 quilómetros da margem direita do rio Douro. Santa Marta de Penaguião encontra-se a 17 quilómetros de Vila Real, a pouca distância do rio Corgo. Está rodeado pelo concelho de Vila Real, a norte e a nordeste, por Peso da Régua, que circunda o concelho de sudeste a noroeste, e por Baião (distrito do Porto), a oeste.
Este concelho ocupa uma área de 69,9 km2, na qual se distribuem 10 freguesias: Alvações do Corgo, Cumieira, Fontes, Fornelos, Louredo, Medrões, S. João de Lobrigos, S. Miguel de Lobrigos, Sanhoane e Cever.
Brasão do concelho de Santa Marta de Penaguião
Em 2005, o concelho apresentava 8440 habitantes.
O natural ou habitante de Santa Marta de Penaguião denomina-se penaguiense ou penaguiota.
Quase toda a área do concelho está inserida na Região Demarcada do Douro, onde se produz o famoso vinho do Porto.
História e Monumentos
O concelho de Santa Marta de Penaguião possui um património arquitetónico com bastante valor, de onde de destacam o Santuário de Nossa Senhora do Viso, a Igreja Matriz de Fontes (século XVIII), a Igreja Matriz da Cumieira (século XVIII), o Pelourinho de Santa Marta de Penaguião, a Capela de S. Pedro, em Medrões, a Igreja Paroquial de São João de Lobrigos, os diversos solares e os marcos graníticos de demarcação da Região do Douro. Com maior ancestralidade, salientam-se o forno cerâmico romano, em Fornelos, e as ruínas castrejas, em Sanhoane.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas festas, como a de Nossa Senhora da Guia (primeiro domingo de agosto), a de Santa Marta (29 de julho) e a de Nossa Senhora do Viso (primeiro domingo de setembro), em Santa Marta de Penaguião, decorrendo a última também em Fontes; a de Santo António (13 de junho), em Alvações do Corgo; a de S. João (24 de junho) e a de S. Pedro (29 de junho), em Fornelos.
O feriado municipal acontece a 13 de janeiro.
Dos eventos organizados por freguesias e por coletividades, destaca-se, pela sua abrangência concelhia, a Semana Cultural do Concelho, normalmente organizada na primavera e na qual as vertentes cultural e etnográfica se salientam.
O artesanato tem alguma representatividade no concelho, nomeadamente na cestaria, na tanoaria, na latoaria, na tapeçaria, nas rendas e nos bordados.
A grande maioria dos viticultores da região forma aquela que é a maior adega cooperativa do Douro - a Adega Cooperativa de Santa Marta de Penaguião (Caves Santa Marta).
Economia
Mais de metade da população do concelho tem como atividades dominantes a agricultura, nomeadamente a vitivinicultura e, com fraca expressão, a olivicultura, a silvicultura e as restantes atividades de subsistência, ou de fim de semana.
Nos outros setores de atividade, são os serviços e o setor da construção civil e de obras públicas que apresentam maior dinamismo. No setor dos serviços destaca-se a crescente importância da atividade turística, aproveitando todos os recursos naturais existentes no concelho, assim como todo o seu património cultural. A pesca desportiva nas margens do rio Corgo e a caça têm atraído mais turistas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Santa Marta de Penaguião na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-28 04:13:51]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais