Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Santiago

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Chile, Santiago localiza-se num vale do Centro do país, a cerca de 520 metros de altitude. O seu clima é mediterrânico, com verões quentes e relativamente secos, e invernos amenos e húmidos. O fenómeno local de inversão térmica origina elevados índices de poluição e de smog, especialmente no inverno. O rio Mapocho, que atravessa a cidade de nordeste a sudoeste, encontra-se também bastante poluído. Possui cerca de 4 800 000 habitantes (2006), elevando-se a mais de 6 milhões quando se considera a sua área metropolitana.
História e Monumentos
A cidade foi fundada a 12 de fevereiro de 1541 por Pedro de Valdivia, com o nome de Santiago de Nueva Extremadura. O local foi escolhido pelo seu clima moderado e pela facilidade com que podia ser defendida. Contudo, a 11 de setembro do mesmo ano, a cidade foi destruída pelos índios, o que conduziu à Guerra Arauco. Os primeiros edifícios foram erguidos com a ajuda dos índios nativos. Uma parte da margem sul do rio Mapocho foi depois drenada e convertida numa alameda pública. Santiago foi um pouco afetada pela Batalha de Maipú, que se travou a sudoeste da cidade e que fez parte da Guerra da Independência (1810-1818). Em 1818, tornou-se a capital do país, que acabava de se tornar independente de Espanha. Durante o início do século XIX, a cidade permaneceu pequena e com poucos edifícios importantes, à exceção do Palácio de La Moneda. No início do século XX, a cidade desenvolveu-se mais e construíram-se importantes monumentos como a Biblioteca Nacional e o Museu de Belas-Artes. Modernizou-se bastante a partir dos anos 30, nomeadamente com a construção do Bairro Cívico, próximo do Palácio de La Moneda, e também com a imigração oriunda de outras regiões do país. Em 1985, sofreu um violento terramoto que destruiu alguns dos edifícios históricos mais significativos da cidade.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
As últimas décadas de consecutivo crescimento económico transformaram a cidade numa das mais sofisticadas áreas urbanas da América Latina. Destaca-se o seu acentuado desenvolvimento suburbano, as dezenas de centros comerciais, alguns impressionantes arranha-céus e o espetacular metropolitano da cidade. Entre os seus pontos turísticos de maior interesse, destacam-se o Teatro Municipal, o Museu de Arte Contemporânea, a Plaza de Armas ou o Barrio Bellavista, local de intensa vida cultural e de boémia. Relativamente aos espaços verdes, destacam-se os parques O'Higgins e Florestal.

Economia
É considerado o segundo centro financeiro mais importante da América Latina, a seguir a São Paulo. Para além do lado turístico, é também o centro industrial do país, sendo responsável por quase metade do PIB do Chile. O setor da construção é um dos mais prolíficos. Graças ao forte crescimento da região, Santiago tem vindo a receber as sedes de importantes e reconhecidas multinacionais relacionadas, por exemplo, com o desenvolvimento de software e hardware, e com a alimentação. É servida pelo aeroporto internacional Arturo Merino Benitéz.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Santiago na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-24 20:01:28]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais