Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Sardoal

Aspetos Geográficos
O concelho do Sardoal, do distrito de Santarém, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Médio Tejo (NUT III). Situado nas proximidades da margem esquerda do rio Zêzere, é limitado a oeste pelas serras d'Aire e Candeeiros e faz fronteira a norte com o concelho de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), a sul e a oeste com Abrantes e a este com Mação.
No total, abrange uma área de cerca de 92,1 km2 e é constituído por quatro freguesias: Sardoal, Alcaravela, Santiago de Montalegre e Valhascos.
Mosteiro de Nossa Sra. da Caridade no Sardoal
Brasão do concelho do Sardoal
Em 2005, o concelho apresentava 4023 habitantes.
O natural ou habitante de Sardoal denomina-se sardoalense.
História e Monumentos
O concelho remonta ao século XIV (1313), altura em que a rainha Santa Isabel lhe concedeu o primeiro foral. Mais tarde, a 22 de setembro de 1531, D. João III elevou Sardoal a vila.
No património arquitetónico e monumental são de destacar a Casa Grande, ou dos Almeidas (séc. XVIII), o Pelourinho do Sardoal, o Mosteiro de N. Sra. da Caridade e as igrejas de S. Tiago, de S. Mateus e Matriz do Sardoal (séc. XVI) e a Santa Casa da Misericórdia, todas elas com revestimento em azulejos dos séculos XVII e XVIII.
O centro histórico do Sardoal está classificado como Património de Interesse Nacional.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Entre as feiras no concelho, destacam-se: a Feira da Fossa, ou de S. Simão, no dia 28 de outubro; a Feira da primavera, no quarto domingo de maio, e outra feira, no segundo domingo de janeiro.
No Mercado do sardoal realiza-se de segunda a sábado uma feira diária de produtos alimentares.
As festas têm um cariz essencialmente religioso, destacando-se as Celebrações da Semana Santa, a Festa de S. Sebastião, a Festa de N. Sra. da Graça, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e a Festa do Senhor dos Remédios, entre várias procissões e peregrinações.
A par com as festas existem também a Mostra Inter-Concelhia de Artesanato, a Festa da Flor e as comemorações do 25 de abril.
O Carnaval do Sardoal é também um acontecimento importante no concelho, com direito a cortejo e desfile de máscaras.
O feriado municipal é no dia 22 de setembro e coincide com a data em que o lugar do Sardoal foi elevado a vila, em 1531, por D. João III.
No que diz respeito ao artesanato, são típicos os leques de palha, a olaria, os bordados, a tecelagem, a cestaria e as miniaturas de alfaias agrícolas.
Economia
Os setores terciário e secundário são os responsáveis pelo emprego da maior parte da população. Apesar da tradição industrial da região (construção e obras públicas), este setor encontra-se pouco desenvolvido e o setor terciário está relacionado com pequenas empresas familiares de comércio e restauração, com comércio a retalho, com serviços e com a administração pública.
Apesar do crescente desinteresse pelo setor primário, traduzido na diminuição da população agrícola, o concelho ainda apresenta muitas características rurais, principalmente pela riqueza florestal (pinheiro bravo e eucalipto), por alguma atividade agrícola, nomeadamente a produção de produtos hortícolas, pomares, vinhas, cereais (milho) e pelo predomínio do olival. Quanto à atividade pecuária, destacam-se os caprinos, os ovinos e os suínos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Sardoal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-02 06:19:08]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros