< voltar
< 1 min
semiótica da comunicação
Parte da semiótica que estuda só a comunicação intencional e as relações sociais que enquadram um ato de comunicação. Opõe-se à semiótica do significado.
Define também o valor pragmático do signo ou do enunciado, que pode ser:
1. informativo: fazer conhecer;
2. injuntivo: mandar fazer ou proibir;
3. interrogativo: requerer uma informação.
Define também o valor pragmático do signo ou do enunciado, que pode ser:
1. informativo: fazer conhecer;
2. injuntivo: mandar fazer ou proibir;
3. interrogativo: requerer uma informação.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – semiótica da comunicação na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-28 09:00:13]. Disponível em
Artigos
-
semiótica do significadoAbordagem semiótica geral, denominada também pansemiótica. Estuda qualquer manifestação ou represent...
-
ato de comunicaçãoA noção de comunicação não é passível de uma só definição, na medida em que, nas diversas disciplina...
-
relações sociaisPara Karl Marx, as relações sociais que os homens estabelecem entre si, e que constituem a sua exist...
-
implicação (lógica/semântica)Relação lógica entre duas proposições P e Q, expressa pela fórmula lógica se P então Q (P→Q), em que...
-
incoativoValor semântico, de natureza aspetual, também designado por inceptivo, atribuído às construções peri...
ver+