Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse

sensibilidade (fotografia)

Em fotografia, a sensibilidade consiste na possibilidade de certas substâncias poderem sofrer alterações físico-químicas por ação de radiações que sobre elas incidam, isto é, a rapidez e intensidade com que uma emulsão fotossensível reage à luz.
A sensibilidade de uma película fotossensível determina a combinação de tempo de exposição e abertura do diafragma da câmara fotográfica ou cinematográfica necessária para conseguir registar com fidelidade as tonalidades e cores do motivo, em função de escalas de sensibilidade internacionais que permitem relacionar a sensibilidade entre elas.
Utilizam-se mundialmente três escalas principais: ASA (American Standards Association), DIN (Deutsche Industrie Normen) e GOST (Gosudastvenny f Standard) e mais recentemente ISO (Organização Internacional de Normalização Industrial), unificando as escalas ASA e DIN.
A sensibilidade determina também o tamanho do grão da emulsão, que será mais notável quanto maior for a rapidez (maior sensibilidade) da película.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – sensibilidade (fotografia) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-27 02:12:43]. Disponível em
Livros e Autores

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Rosa Montero

Os segredos de Juvenal Papisco

Bruno Paixão

O Retiro

Sarah Pearse