Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Sérgio Vieira de Mello

Alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), Sérgio Vieira de Mello nasceu a 15 de março de 1948, no Rio de Janeiro, Brasil. Licenciou-se em Filosofia e doutorou-se na mesma área científica em Paris, na Universidade de Sorbonne. Em 1969, ainda a fazer o seu doutoramento, começou a trabalhar para o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, com sede em Genebra. Na sequência dos serviços aí desempenhados, veio a ocupar sucessivamente vários cargos no Bangladesh, no Sudão, em Chipre, em Moçambique e no Peru.
Entre 1981 e 1983, num cenário difícil e perigoso de guerra, foi o principal conselheiro da Força de Paz das Nações Unidas no Líbano. Foi durante a sua permanência nesse cargo que se deu, precisamente, a ocupação israelita do sul do Líbano e o seu envolvimento na complexa guerra civil no país, que estava a ser invadido também pelas tropas sírias. Posteriormente, ocupou vários cargos na direção do Alto Comissariado em Genebra até 1994, data em que foi nomeado para dirigir os assuntos de carácter civil da FORPRONU, força de paz da ONU para a Bósnia-Herzegovina, que então conhecia o auge da guerra fratricida que assolou o país e as suas gentes.
Especializado em situações difíceis, Sérgio Vieira de Mello foi também durante alguns meses, em 1996, imediatamente a seguir ao genocídio no Ruanda, coordenador humanitário da ONU para a região dos Grandes Lagos, na África Oriental, que engloba também o Burundi, o Uganda e a República Democrática do Congo (ex-Zaire). Foi depois nomeado secretário-geral adjunto da ONU, com funções de direção do Bureau de Relações Internacionais, iniciadas a 1 de janeiro de 1998.
Em junho de 1999, na sequência dos bombardeamentos da NATO ao Kosovo e à República Federativa da Jugoslávia, Sérgio Vieira de Mello regressou aos Balcãs. De facto, em junho de 1999, depois da entrada das forças multinacionais de manutenção da paz no Kosovo e da retirada das tropas sérvias, Vieira de Mello foi escolhido por Kofi Annan, secretário-geral da ONU, para administrar provisoriamente aquela região jugoslava de maioria albanesa. Em julho seguinte, depois de preparar de forma meritória as bases para a futura administração pacífica do território sob a égide da comunidade internacional, cedeu o cargo ao administrador delegado da ONU para o Kosovo, o francês Bernard Kouchner.
Em 25 de outubro de 1999, Sérgio Vieira de Mello foi nomeado pelo Secretário Geral Kofi Annan como seu representante em Timor Leste e administrador da UNTAET (United Nations Transitory Administration of East Timor), com funções de preparação do território para a sua independência plena e democrática, cargo que ocupou até maio de 2002 e no qual conseguiu convocar uma série de apoios e consensos, apesar das dificuldades iniciais e dos desentendimentos sócio-políticos entre as principais figuras e movimentos do país.
Em setembro de 2002, foi nomeado alto-comissário para os Direitos Humanos, mas em maio de 2003 foi chamado por Kofi Annan para a difícil tarefa de liderar a missão da ONU no processo de pacificação e transição do Iraque na fase pós-guerra. Já em Bagdade, a 19 de agosto do mesmo ano, quando trabalhava no seu gabinete do quartel-general da ONU, morreu vítima de um violento atentado que vitimou mortalmente mais 21 pessoas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Sérgio Vieira de Mello na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-20 15:45:09]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais