< voltar
1 min
Serra dos Candeeiros
Serra do distrito de Leiria, com a altitude máxima de 485 metros, com orientação nor-nordeste/su-sudoeste. Está integrada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, constituindo um dos melhores exemplares do relevo cársico em Portugal. Neste contexto, apresenta formas curiosas, como, por exemplo, lapiez, dolinas, "polja", vales secos, grutas e algares. As suas numerosas grutas constituem habitats particularmente favoráveis à presença de morcegos. Esta zona é ainda rica em calcário de cor clara e baixa dureza, muito utilizado tanto na construção da calçada portuguesa, como na de mosteiros (Alcobaça e Batalha). Hoje em dia é utilizado como rocha ornamental.
A formação vegetal predominante é o garrigue - vegetação pouco densa, onde abundam plantas aromáticas -, os sobreiros e as azinheiras.
Juntamente com a serra de Aire, esta serra é conhecida por Maciço de Porto de Mós ou Maciço Calcário Estremenho.
A formação vegetal predominante é o garrigue - vegetação pouco densa, onde abundam plantas aromáticas -, os sobreiros e as azinheiras.
Juntamente com a serra de Aire, esta serra é conhecida por Maciço de Porto de Mós ou Maciço Calcário Estremenho.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Serra dos Candeeiros na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-07-02 11:36:43]. Disponível em
Artigos
-
BatalhaAspetos Geográficos O concelho da Batalha, do distrito de Leiria, localiza-se na Região Centro (NUT ...
-
AlcobaçaAspetos Geográficos O concelho de Alcobaça, do distrito de Leiria, localiza-se na Região do Centro (...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
LeiriaAspetos geográficos Cidade, sede concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Centro (NUT I...
-
Serra do AlvãoSerra do distrito de Vila Real, predominantemente granítica, cuja altitude máxima é de 1330 metros, ...
ver+