Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Singapura

Geografia
País do Sudeste Asiático. Compreende a ilha de Singapura e cerca de 60 pequenas ilhas, com uma superfície total de 692,7 km2. Situa-se junto ao extremo sul da península da Malásia e a norte do equador. O estreito de Malaca, a sudoeste, separa Singapura da ilha indonésia de Samatra. A capital é a cidade de Singapura, administrativamente equivalente à república de Singapura. Este país recebe água da Malásia à qual está ligado por uma estrada construída sobre um dique. Domina a estreita passagem do Sudeste Asiático que liga a Índia ao oceano Pacífico e possui uma enseada de águas profundas.
Clima
Ponte sobre o rio de Singapura
Financial District, Singapura
Merlion, símbolo de Singapura
Ponte Cavenagh, sobre o Rio Singapura
Pormenor do exterior do templo hindu de Sai Baba, Singapura
Jardins junto a Financial District
Bandeira de Singapura
O clima é equatorial.
Economia
Singapura, uma antiga base naval britânica, tem hoje uma economia de mercado baseada no negócio e nas finanças. A cidade dispõe de bons serviços de telecomunicações e ligações aéreas, sendo o aeroporto de Changi o mais importante da região. O rendimento per capita é o mais elevado do Sudeste Asiático. A agricultura é insignificante mas a indústria da prospeção de petróleo encontra-se bastante desenvolvida. Os principais parceiros comerciais de Singapura são os Estados Unidos da América, a Malásia, o Japão e a Tailândia.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 13,7.
População
A população de 4 492 150 habitantes (2006) é, na sua maioria, chinesa e essencialmente urbana. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 9,34%o e 4,28%o. A esperança média de vida é de 81,71 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,884 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,880 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 8 316 000 habitantes. As principais etnias são a chinesa (77%), a malaia (14%) e a indiana (7%). As confissões religiosas mais seguidas o budismo (32%), o tauismo (22%), o islamismo (15%) e o cristianismo (13%). Uma grande parte da comunidade chinesa provém das províncias de Fukien e Kwangtung, falando uma multiplicidade de dialetos. As línguas oficiais são o inglês, o chinês, o malaio e o tâmil.
História
Singapura fez parte de um império mercantil de Samatra no século XIII. Destruída pelos Javaneses em 1376, só quando estava a ser invadida pela selva, em 1819, é que o explorador Stamford Raffles, da Companhia das Índias Orientais Britânicas, a descobriu. Raffles arrendou-a ao sultão de Johor e sete anos mais tarde passou a fazer parte da nova colónia dos Straits Settlements. Com o desenvolvimento da Malásia no século XX tornou-se um dos mais importantes portos exportadores de estanho e de borracha. Entre 1924 e 1938, os Ingleses construíram a sua maior base naval do Extremo Oriente em Sembawang e Singapura tornou-se um importante centro de manutenção de navios. Apesar de estar fortificada contra ataques vindos do mar, na Segunda Guerra Mundial os Japoneses atacaram-na através da Malásia. No após-guerra foi alvo de atentados terroristas e a Malásia conseguiu adquirir autonomia governativa em 1959. Singapura foi integrada na Federação da Malásia em 1963 mas, dois anos mais tarde, tornou-se uma república independente. A voz política dominante em Singapura é o primeiro-ministro Lee Kuan Yew.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Singapura na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-28 04:39:46]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros