Campanha de Aniversário da Academia Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Sistema Solar

Conjunto de astros constituído pelo Sol e por todos os planetas que, sujeitos à influência do campo de gravitação solar, orbitam em seu redor.

Os planetas podem ser enumerados por ordem crescente da distância a que se encontram do Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Embora, durante muitos anos, Plutão tenha sido considerado também um planeta principal, a União Astronómica Internacional, em 2006, decidiu, com base em estudos e descobertas recentes, classificá-lo como planeta anão.
A Lua vista através de um telescópio
Marte, o quarto planeta do sistema solar na ordem das distâncias ao Sol
Vista do planeta Terra a partir do espaço
Mercúrio fotografado pela sonda Mariner 10 a cerca de 250 000 quilómetros de distância
Fotografia do planeta Urano
Representação de asteroides
Fotografia do planeta Júpiter com os seus satélites
Distância relativa dos planetas ao sol
Imagem de Neptuno onde se observa a grande mancha negra
Os anéis de Saturno
Períodos orbitais dos planetas do sistema solar
O Sol, figura central do sistema solar, é a estrela mais próxima da Terra
Planeta Vénus

Segundo aquela entidade, para que um corpo celestial possa ser considerado como tal deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada e ser dominante na órbita, tendo sido sobretudo o não cumprimento desta última característica que determinou a desclassificação de Plutão, cuja órbita se cruza com a de Neptuno.

As órbitas dos planetas, cumpridas nos movimentos de translação, são todas elípticas, umas mais excêntricas do que outras. Essa excentricidade é traduzida por um parâmetro adimensional (e) que varia entre 0 e 1 (e = 0 representa o círculo). No entanto, o plano definido por cada órbita é distinto para cada planeta. Ao plano definido pela translação da Terra em volta do Sol dá-se o nome de eclíptica.

Entre as órbitas de Marte e Júpiter existe a chamada cintura de asteroides, constituída por milhares destes pequenos corpos celestes que orbitam em torno do Sol. Os planetas situados até à cintura de asteroides são chamados telúricos, os restantes, com a exceção de Plutão, são designados gigantes.




Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Sistema Solar na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-02-02 23:58:56]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov