< voltar
2 min
SNES (Super Nintendo Entertainment System)
Sucessora da popular Nintendo Entertainment System (NES), a Super Nintendo Entertainment System (ou SNES) foi lançada em agosto de 1991 nos Estados Unidos da América e na Europa a partir de abril do ano seguinte.
Tal como acontecia com a sua antecessora, o sistema da SNES também recorria a cartuchos para armazenar os jogos, mas neste modelo o carregamento era feito por uma abertura colocada no topo da consola, alegadamente para minimizar o desgaste experienciado pelas superfícies de contacto do hardware no modelo anterior.
Além desta, todos os modelos deste equipamento possuíam ainda duas portas na superfície frontal que permitiam a ligação de igual número de controladores de jogo, e uma saída de vídeo múltipla, que permitia a exportação dos gráficos nos formatos S-vídeo, RF, RGB e vídeo composto. As primeiras versões deste modelo traziam ainda uma porta de expansão, na parte inferior do equipamento.
Na tradição do modelo que a antecedeu, a consola era vendida no mercado europeu e americano com uma cópia do jogo "Super Mario World" (a NES trazia a primeira versão deste jogo); no entanto, embora não permitisse correr jogos do modelo anterior e dispusesse de um muito limitado leque de títulos disponíveis à data do seu lançamento, a SNES acabou por disponibilizar mais de 750 jogos diferentes, entre os quais os populares "Legend of Zelda: A Link to the Past", "Donkey Kong Country" e "Super Metroid".
Para o seu funcionamento dependia de um processador Ricoh 5A22 a 16 bits e contava com 128 KB de memória RAM dinâmica. O subsistema de som, praticamente independente do resto do sistema, e o de vídeo, com resoluções até 512 por 478 píxeis e um máximo de 32 768 cores, davam à consola alguma superioridade face à concorrência, compensando a escolha de um processador um pouco inferior.
A par disto, alguns cartuchos de jogos da Super Nintendo Entertainment System continham microprocessadores específicos, capazes de melhorar substancialmente as capacidades da consola, especialmente ao nível do desempenho gráfico a 3D.
A Nintendo veio ainda a disponibilizar um cartucho adaptador especial, que permitia ao utilizador conectar uma consola portátil Super Game Boy ao SNES, acrescentando assim a coletânea de títulos disponíveis para aquele sistema ao leque de jogos de que o proprietário de uma Super Nintendo Entertainment System podia usufruir.
Tal como acontecia com a sua antecessora, o sistema da SNES também recorria a cartuchos para armazenar os jogos, mas neste modelo o carregamento era feito por uma abertura colocada no topo da consola, alegadamente para minimizar o desgaste experienciado pelas superfícies de contacto do hardware no modelo anterior.
Além desta, todos os modelos deste equipamento possuíam ainda duas portas na superfície frontal que permitiam a ligação de igual número de controladores de jogo, e uma saída de vídeo múltipla, que permitia a exportação dos gráficos nos formatos S-vídeo, RF, RGB e vídeo composto. As primeiras versões deste modelo traziam ainda uma porta de expansão, na parte inferior do equipamento.
Na tradição do modelo que a antecedeu, a consola era vendida no mercado europeu e americano com uma cópia do jogo "Super Mario World" (a NES trazia a primeira versão deste jogo); no entanto, embora não permitisse correr jogos do modelo anterior e dispusesse de um muito limitado leque de títulos disponíveis à data do seu lançamento, a SNES acabou por disponibilizar mais de 750 jogos diferentes, entre os quais os populares "Legend of Zelda: A Link to the Past", "Donkey Kong Country" e "Super Metroid".
Para o seu funcionamento dependia de um processador Ricoh 5A22 a 16 bits e contava com 128 KB de memória RAM dinâmica. O subsistema de som, praticamente independente do resto do sistema, e o de vídeo, com resoluções até 512 por 478 píxeis e um máximo de 32 768 cores, davam à consola alguma superioridade face à concorrência, compensando a escolha de um processador um pouco inferior.
A par disto, alguns cartuchos de jogos da Super Nintendo Entertainment System continham microprocessadores específicos, capazes de melhorar substancialmente as capacidades da consola, especialmente ao nível do desempenho gráfico a 3D.
A Nintendo veio ainda a disponibilizar um cartucho adaptador especial, que permitia ao utilizador conectar uma consola portátil Super Game Boy ao SNES, acrescentando assim a coletânea de títulos disponíveis para aquele sistema ao leque de jogos de que o proprietário de uma Super Nintendo Entertainment System podia usufruir.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – SNES (Super Nintendo Entertainment System) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-09-22 15:03:25]. Disponível em
Artigos
-
NintendoFundada a 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi na cidade de Quioto, Japão, a Nintendo começo...
-
RAM(Random Access Memory - memória de acesso aleatório) É um circuito integrado eletrónico onde os dado...
-
superfície frontalAs superfícies frontais ocorrem quando o ar frio atua como uma barreira por cima de uma camada de ar...
-
EuropaÉ o segundo continente mais pequeno, a seguir à Oceânia, e tem uma área de 10 400 000 km2. Faz parte...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
Nintendo GameCubeSucessor direto do Nintendo 64, o GameCube foi lançado pela Nintendo na Europa a 3 de maio de 2002. ...
-
Monopólio da MicrosoftEm 1995 a companhia Microsoft Corporation lançou no mercado o browser Internet Explorer, distribuind...
-
DATSigla composta pelas iniciais de Digital Audio Tape, ou fita de áudio digital é um tipo de cassete d...
-
data mningProcesso de análise de dados que tem por objetivo identificar padrões ou relações entre os dados rec...
-
placa de somComponente que é instalado no interior de um computador sobre um dos slots de expansão. O PC necessi...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – SNES (Super Nintendo Entertainment System) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-09-22 15:03:25]. Disponível em