Sófocles
Trágico grego (496 ou 494 a. C.) nascido de pais abastados na bela povoação de Colono, nos arredores de Atenas.
Logo aos quinze anos foi encarregado de dirigir o coro que cantou o «pean» depois da vitória de Salamina.
Belo, inteligente e estimado de todos os seus concidadãos, foi nomeado em 440 a. C., juntamente com Péricles, estratego e encarregado da vigilância do tesouro da Acrópole.
Pelo seu gosto artístico e pelo equilíbrio do seu carácter pode ser considerado o Ateniense ideal. Nunca abandonou a Ática, onde morreu com 80 anos sem nunca ter estado doente.
Compôs mais de cem peças de teatro, mas até nós chegaram apenas sete: Ájax, Electra, Édipo Rei, Édito em Colono, Antígona, Traquínias e Filoctetes.
Ésquilo havia lançado as bases do género trágico. Coube a Sófocles levá-lo à perfeição, para o que contribuíram algumas inovações: a introdução em cena de um terceiro ator; o abandono da ligação das peças em trilogias, constituindo cada peça um todo; a maior extensão do diálogo, encurtando as intervenções do coro que passou a ser mero eco dos sentimentos das personagens; os cenários pintados que sugeriam o ambiente pretendido, evitando os complicados e pesados mecanismos utilizados por Ésquilo.
Mas a grande inovação de Sófocles foi ter dado força à intriga. A construção das suas peças é mais sólida, com soluções variadas e mais bem encadeadas. Com Sófocles a tragédia desce à terra e o homem torna-se o protagonista do drama.
Não é que Sófocles seja menos religioso que Ésquilo, pois das suas peças desprende-se uma moral profundamente religiosa.
Sófocles dizia: «descrevo os homens como eles deveriam ser, ao passo que Eurípides os descreve como eles são».
Este idealismo, porém, não tira às suas personagens nem a força, nem a graça, nem o sentido da realidade.
O estilo de Sófocles adapta-se com facilidade aos sentimentos expressos pelas personagens, nos coros, e no diálogo é conciso, firme, mas solto - «o Poeta da harmonia amado das Musas e das Graças» como dizia a inscrição do monumento que os Atenienses lhe dedicaram.
Logo aos quinze anos foi encarregado de dirigir o coro que cantou o «pean» depois da vitória de Salamina.
Belo, inteligente e estimado de todos os seus concidadãos, foi nomeado em 440 a. C., juntamente com Péricles, estratego e encarregado da vigilância do tesouro da Acrópole.
Compôs mais de cem peças de teatro, mas até nós chegaram apenas sete: Ájax, Electra, Édipo Rei, Édito em Colono, Antígona, Traquínias e Filoctetes.
Ésquilo havia lançado as bases do género trágico. Coube a Sófocles levá-lo à perfeição, para o que contribuíram algumas inovações: a introdução em cena de um terceiro ator; o abandono da ligação das peças em trilogias, constituindo cada peça um todo; a maior extensão do diálogo, encurtando as intervenções do coro que passou a ser mero eco dos sentimentos das personagens; os cenários pintados que sugeriam o ambiente pretendido, evitando os complicados e pesados mecanismos utilizados por Ésquilo.
Mas a grande inovação de Sófocles foi ter dado força à intriga. A construção das suas peças é mais sólida, com soluções variadas e mais bem encadeadas. Com Sófocles a tragédia desce à terra e o homem torna-se o protagonista do drama.
Não é que Sófocles seja menos religioso que Ésquilo, pois das suas peças desprende-se uma moral profundamente religiosa.
Sófocles dizia: «descrevo os homens como eles deveriam ser, ao passo que Eurípides os descreve como eles são».
Este idealismo, porém, não tira às suas personagens nem a força, nem a graça, nem o sentido da realidade.
O estilo de Sófocles adapta-se com facilidade aos sentimentos expressos pelas personagens, nos coros, e no diálogo é conciso, firme, mas solto - «o Poeta da harmonia amado das Musas e das Graças» como dizia a inscrição do monumento que os Atenienses lhe dedicaram.
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Como referenciar
Porto Editora – Sófocles na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-12-11 15:58:15]. Disponível em
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