Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Soure

Aspetos Geográficos
O concelho de Soure, do distrito de Coimbra, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Baixo Mondego (NUT III). É limitado a norte pelo concelho de Montemor-o-Velho, a oeste pela Figueira da Foz, a este por Condeixa e a sul por Pombal. O concelho dista 27 km de Coimbra para sudoeste. Situa-se a cerca de 10 metros de altitude, numa zona baixa de terrenos férteis onde confluem os rios de Anços, Arão e Arunca, subafluentes da margem esquerda do Mondego. Contudo, será de destacar na morfologia o monte do Rabaçal, com cerca de 532 metros de altitude e de Sicó com 551. Na costa leste da serra do Rabaçal, há uma enorme caverna, com mais de 100 metros, denominada de Cova da Moura.
O concelho de Soure ocupa uma superfície de 265,1 km2 e é subdividido em 12 freguesias: Alfarelos, Brunhós, Degracias, Figueiró do Campo, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho, Samuel, Soure, Tapéus, Vila Nova de Anços e Vinha da Rainha.
Câmara Municipal de Soure
Brasão do concelho de Soure
Junta de Freguesia de Soure
Em 2005, o concelho apresentava 20 684 habitantes.
O natural ou habitante de Soure denomina-se sourense.
História e Monumentos
As ruínas do castelo testemunham séculos de luta contra os mouros, sendo a povoação inclusivamente arrasada e restaurada várias vezes entre os séculos X e XII. Em 1111, D. Teresa e o Conde D. Henrique concederam foral para o seu repovoamento. Em março de 1128, o castelo é doado aos Templários por D. Afonso Henriques. Pertenceu desde 1319 à Ordem de Cristo e D. Manuel I concedeu-lhe novo foral em 1513.
Do património arquitetónico fazem parte os Paços do Concelho de estilo manuelino e várias casas conservadas do século XVIII. Nos arredores existe a capela de S. Mateus onde se realiza uma feira franca, em setembro, que parece remontar aos séculos XIII e XIV. Em Vila Nova de Anços, que foi sede de concelho extinto em 1936, existe ainda um pelouro manuelino, o Paço dos Duques de Cadaval, a Igreja Matriz, em ruínas (séc. XV), a capela românica na quinta do Visconde S. Tomé e a imagem gótico-manuelina de Nossa Senhora da Finisterra.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Das festas e romarias do concelho, é de destacar a festa anual em honra de S. Mateus, realizada no largo da Igreja, em setembro, onde se realiza também uma feira que remonta aos séculos XIII e XIV. Há também no concelho um Festival Anual de Gastronomia, com mostra de especialidades de cada freguesia, sendo de destacar os preceitos da freguesia serrana de Degracias, onde se produz o queijo caseiro do Rabaçal.
O feriado municipal é no dia 21 de setembro.
Economia
Soure é um concelho com tradição na criação de equídeos, tendo ainda a pecuária, a par da agricultura, um papel importante na economia do concelho. Os solos são muito férteis, principalmente para a produção de vinho, azeite, feijão, milho, batata e arroz.
Os principais empregadores no concelho são os órgãos da administração local, pelo que o setor predominante é o terciário, que ocupa grande parte da população ativa. Em termos comparativos com outros concelhos do distrito, a indústria não tem muita referência, sendo o ramo de maior importância o alimentar. Entre outras atividades, existe também algum comércio retalhista e a exploração de minas de gesso e pedreiras.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Soure na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-28 04:30:18]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros