Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Sporting Clube de Portugal

A 26 de agosto de 1902 foi fundado, em Lisboa, o Sport Club de Belas. Belas era, então, uma estância de veraneio de jovens aristocratas lisboetas como Francisco Ponte Horta Gavazzo e o irmão José Maria. Em 1904, decididos a retomar a experiência de Belas, fundaram o Campo Grande Football Club que ficou com sede num quarto do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que ainda hoje existe. Além dos irmãos Gavazzo, participaram nessa reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva. O Visconde de Alvalade foi designado presidente, a título honorífico. Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, mas também festas sociais e piqueniques foram as principais atividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros anos de existência.
Em 1906, gerou-se uma divisão entre os membros que defendiam uma instituição vocacionada para festas e atividades de convívio social e outros que insistiam na dedicação à vertente desportiva. José Gavazzo demitiu-se, e com ele também se demitiram dezoito membros, entre os quais estava José Alvalade que, sob o patrocínio do avô - Visconde de Alvalade - fundou, no dia 1 de julho de 1906, o oficialmente designado de Sporting Clube de Portugal.
Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) deu autorização para que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting, desde que não fosse sobre um fundo azul. É o Visconde de Alvalade quem opta pelo verde, simbolizando a sua esperança no novo clube.
Claque do Sporting Clube de Portugal
Plantel do Sporting Clube de Portugal (2003/2004)
Emblema do clube
Em 1908, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se Vice-campeão Regional em futebol, iniciando uma longa rivalidade com o Sport Lisboa e Benfica. Em 1910, foi Campeão Nacional de Ténis por equipas, ganhou os títulos do Salto à Vara, do Lançamento do Peso e do Salto em Comprimento. Nessa altura, José Alvalade assumiu a presidência, onde se manteve até 1916. Na época de 1922/23, o Sporting conquista a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Futebol. Salazar Carreira, Presidente do Clube de l925 a 1927, deu início às modalidades de Natação, Polo Aquático e Râguebi.
Nos anos 30, conseguiu uma série de vitórias nos Campeonatos de Portugal de Futebol. O Clube somou ainda títulos em Ténis, Ciclismo, Râguebi, Tiro, Hóquei em Patins, Patinagem, Ginástica e Esgrima.
Os anos 40 e 50, foram de "ouro" para o Sporting, conquista dez títulos, dos dezasseis que possui, no Campeonato Nacional de Futebol, aos quais se juntaram quatro das onze Taças de Portugal que figuram no palmarés do Clube. De 1946 a 1954 o Sporting venceu sete dos oito Campeonatos em disputa. Foram os anos de jogadores notáveis - Travassos, Juca, Canário e Tormenta, etc. - e de treinadores como Cândido de Oliveira e Armando Ferreira. Nesta altura, a Escola de Futebol do Sporting destacava-se no plano da formação desportiva nacional, somando, até 1960, vitórias no Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores.
No atletismo, entre 1940/60, o Sporting ganhou doze Campeonatos Nacionais em pista e dez em corta-mato. Em 1945, o Clube fundou as primeiras escolas de Natação em Portugal. No Andebol de Sete, o Sporting inaugurou, na época de 1951/52, uma série de vitórias, cujos dezasseis títulos somados até ao momento, não foram ainda ultrapassados. Na década de 50, além dos títulos nas modalidades consagradas há a registar os conquistados em: Bilhar, Esgrima, Tiro, Ténis de Mesa, Badminton, Automobilismo, os dois primeiros Campeonatos de Nacionais de Voleibol (1953/54, 1955/56) e o primeiro Campeonato Nacional de Basquetebol (1956).O Estádio José de Alvalade foi inaugurado em 10 de junho de 1956 e a 6 de junho de 1960 foi declarado Instituição de Utilidade Pública.
O apogeu do futebol sportinguista foi a conquista da Taça Europeia dos Vencedores de Taças, em 1963/64. Hector Yazalde, ponta de lança do Sporting, conquista a Bota de Ouro dos goleadores europeus na época de 1974/75, com 46 golos - recorde que ainda hoje se mantém. O Hóquei em Patins, modalidade atualmente extinta, registou a sua época áurea entre 1975/90, ganhando uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
No atletismo obteve vários troféus internacionais - três campeonatos mundiais de corta-mato, catorze títulos no Campeonato Europeu por equipas, onze títulos no Campeonato Europeu de corta-mato individual e nacional - quarenta e cinco títulos no Campeonato Nacional de corta-mato por equipas e quarenta e oito títulos no Campeonato Nacional de corta-mato individual. Destacaram-se atletas como Manuel Faria, Carlos Lopes, Fernando Mamede e os Irmãos Castro.
No Andebol conquistou cinco campeonatos seguidos entre 1968/69 e 1972/73, feito ainda inigualável em Portugal. No ciclismo notabilizaram-se nos circuitos nacionais e internacionais, entre outros, João Roque, Leonel Miranda, Joaquim Agostinho e Marco Chagas.
Em Ténis de Mesa, o Sporting é ainda detentor do recorde de dez Campeonatos Nacionais consecutivos (1984/85 - 1994/95).
Em 1996, o Sporting completou 90 anos de existência, preparando-se para os desafios do próximo século. Aprovou novos estatutos adequados à realidade socio-económica contemporânea, lançou as bases de um Grupo Empresarial e preparou a entrada da sua Sociedade Desportiva de Futebol na Bolsa, que se concretizou em 1998 e começou a construção do novo estádio de futebol: "Estádio José de Alvalade - Século XXI". Para além da vertente desportiva, irá congregar também um espaço de dinâmica económica, cultural e recreativa.
Em 1999/2000, conquistou o título de campeão nacional de futebol, ao fim de vários anos (cerca de dezoito anos) sem ganhar o título. E dois anos mais tarde, em 2001/2002, voltou a ser campeão nacional.
A 6 de agosto de 2003, o Sporting inaugurou o Alvalade XXI, que faz parte da lista dos estádios construídos e preparados para o Euro 2004. Na festa de inauguração o Sporting venceu o Manchester United por 3-1.
Ao longo da sua história, o Sporting Clube de Portugal (SCP) recebeu vários títulos e condecorações: Instituição de Utilidade Pública Desportiva; Comendador da Ordem Militar de Cristo; Oficial da Ordem de Benemerência; Medalha de Mérito Desportivo; Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa; Medalha da Cruz Vermelha de Benemerência; Medalha de Socorros a Náufragos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Sporting Clube de Portugal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 07:16:51]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros