Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Tábua

Aspetos Geográficos
O concelho de Tábua, do distrito de Coimbra, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Pinhal Interior Norte (NUT III). É limitado a norte por Carregal do Sal e Santa Comba Dão do distrito de Viseu, a oeste por Penacova, a sul por Arganil e a este por Oliveira do Hospital. A paisagem deste concelho é marcada por uma densa rede hidrográfica, destacando-se a sul o rio Alva, que corre por entre as vertentes de Pinhais e que banha as aldeias de xisto do vale Mioto e Porto Pochinho, mais a norte, no "Fosso do Mondego". O solo é montanhoso, mas irrigado e fértil. O relevo é relativamente planáltico, enquadrado entre as serras da Lousã, Estrela e Buçaco. O ponto mais alto verifica-se no pinhal de Santa Cruz, com cerca de 514 metros de altitude. Há também outros outeiros como o de S. Miguel (314 metros) e o outeiro das Forças (406 metros).
O concelho ocupa uma área de cerca de 199,8 km2, que se subdivide em 15 freguesias: Âzere, Candosa, Carapinha, Covas, Covelo, Espariz, Meda de Mouros, Midões, Mouronho, Pinheiro de Coja, Póvoa de Midões, S. João da Boa Vista, Sinde, Tábua e Vila Nova de Oliveirinha.
Brasão do concelho da Tábua
Em 2005, o concelho apresentava 12 470 habitantes.
O natural ou habitante de Tábua denomina-se tabuense.
História e Monumentos
A freguesia de Midões é a que possui testemunhos mais remotos da passagem dos romanos, havendo referência em documentos de 969, no Mosteiro de Lorvão. Em 1514 teve foral manuelino e perdeu a sede de comarca no século XIX.
No concelho, é de destacar o seguinte património arquitetónico: o pelourinho, a igreja paroquial (que contém três esculturas em pedra do século XVI), a Igreja Paroquial de Midões do século XIX, as casas antigas (como a da família Sousa Machado), as capelas de S. Sebastião e S. Miguel (do século XIX) e a Capela do Senhor dos Milagres.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Há uma feira mensal realizada nas primeiras terças-feiras do mês.
Em relação a festas e romarias, são de destacar: o Senhor da Serra, em Carapinha, no primeiro domingo de agosto; a Senhora das Febres, em Covelo, a 15 de agosto; a Senhora da Paz, em Ázere, a 20 de agosto; a Santa Eufémia, em Mouronho, a 8 de setembro; o S. Pedro, em Meda de Mouros, a 29 de junho; o Santo António, em Espariz, a 13 de junho; o S. João, em S. João da Boa Vista e em Vila Nova de Oliveirinha, a 24 de junho; o Santo Amaro, em Candosa, a 15 de janeiro; o Corpo de Deus, em Covas, em maio; a Santa Ana, em Midões, no último domingo de agosto.
O feriado municipal é no dia 10 de abril.
Relativamente ao artesanato, têm alguma importância a cerâmica, a cestaria, a tecelagem e a olaria.
Economia
No concelho de Tábua o setor de atividade dominante é o secundário, sendo as indústrias de cerâmica, de fiação de tecidos, de móveis e de extração da resina e de produção de azeite as mais significativas na economia local. O setor terciário não é muito significativo. A atividade agrícola tem ainda uma grande importância, principalmente na produção de milho, vinho, azeite, castanha e cortiça, assim como a pecuária é também bastante importante para a economia local.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Tábua na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-16 09:19:09]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros