Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Talking Heads

As origens do grupo remontam ao início dos anos 70, quando o guitarrista/vocalista David Byrne (n. 14-05-52) e o baterista Chris Frantz (n. 08-05-51) se conheceram na Rhode Island School of Design e formaram os The Artistics. Mudaram-se para Nova Iorque em 1974 e, no ano seguinte, já com a baixista Tina Weymouth (n. 22-11-50), formaram os Talking Heads. Após a edição do primeiro single, "Love Goes To Building On Fire", em 1976, o teclista Jerry Harrison (n. 21-02-49) juntou-se à banda.
O primeiro álbum data de 1977, Talking Heads '77, e foi bem recebido pela crítica pelo seu estilo rock & roll despretensioso, particularmente os textos intelectuais e a vocalização excêntrica de David Byrne. O álbum incluiu um dos seus maiores clássicos, "Psycho Killer", e ainda "Don't Worry About The Government".
O álbum seguinte, More Songs About Buildings And Food (1978), marcou o ínicio de uma relação importante com o produtor Brian Eno, que se estendeu por Fear Of Music (1979) e Remain In Light (1980), álbuns que introduziram a exploração de ritmos africanos. São desta fase os temas "Take Me To The River" (versão do clássico de Al Green), "Found A Job", "Life During Wartime", "I Zimbra", "Heaven", "Cities", "Memories Can't Wait", "Crosseyed And Painless" e "Once In A Lifetime".
Em inícios dos anos 80, os membros do grupo dedicaram-se a vários projetos a solo. Byrne compôs música para filmes e peças de teatro, Harrison gravou "The Red and the Black" e Franz e Weymouth formaram os Tom Tom Club. Em 1982, terminou a associação com Brian Eno.
Precedido do registo duplo ao vivo, The Name Of This Band Is The Talking Heads (1982), o grupo gravou, em 1983, Speaking In Tongues, o álbum mais feliz em termos comerciais, que incluiu o seu single de maior sucesso, "Burning Down The House", e ainda "Girlfriend Is Better" e "This Must Be The Place (Naive Melody)". A digressão consequente foi documentada pelo realizador Jonathan Demme, no filme Stop Making Sense, cuja banda sonora saiu em 1984.
Seguiram-se os álbuns Little Creatures (1985), True Stories (1986, na sequência do filme com o mesmo nome, realizado por David Byrne), e Naked (1988), o último álbum. São desta fase temas como "Road To Nowhere", "And She Was", "The Lady Don't Mind", "Wild Wild Life", "People Like Us" e "Blind".
Após Naked, Byrne e Harrison desenvolveram os seus projetos a solo. Franz e Weymouth continuaram os Tom Tom Club. Em 1991, foi oficialmente anunciado o fim do grupo.
Em 1996, os membros originais voltaram a reunir-se, exceto David Byrne, agora com a designação The Heads para o álbum No Talking Just Heads, no qual cada canção foi interpretada por um vocalista diferente.
Em 1999, já com David Byrne, trabalharam em conjunto para a promoção do 15.º aniversário da edição de Stop Making Sense.
Outros momentos da vida dos Talking Heads assumiram particular destaque: a capa do álbum Fear Of Music, elaborada por Jerry Harrison, foi nomeada para um Grammy; o grupo ganhou um MTV Award pelo vídeo "Road To Nowhere"; e David Byrne foi galardoado com um óscar pela banda sonora de The Last Emperor (O Último Imperador, 1987).
Em 2003, foi lançada a compilação Once In A Lifetime : The Talking Heads Box. A coletânea reuniu os principais temas do grupo.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Talking Heads na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-15 02:41:20]. Disponível em

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros