Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Terence Trent D'Arby

Terence Trent D'Arby passou os anos da adolescência na Florida, onde estudou e se revelou excelente aluno. Entrou na Universidade da Florida, no curso de jornalismo, e desenvolveu o interesse pelo boxe. Desiludido com a sua experiência universitária, deixou os estudos e alistou-se no exército norte-americano em julho de 1980. O serviço militar levou-o à Alemanha, onde não perdeu de vista os seus interesses artísticos. Aí juntou-se aos The Touch, um grupo funk com o qual deu os primeiros passos no mundo da música, chegando a gravar alguns discos, embora sem sucesso.
Em meados da década mudou-se para Londres, onde fez parte do grupo soul & funk The Bojangles. Ao mesmo tempo, gravou a primeira demonstração do que viria a constituir o seu álbum de estreia.
O primeiro single "If You Let Me Stay" registou sucesso imediato nas tabelas de vendas, o que constituiu aperitivo ao álbum Introducing The Hardline According To Terence Trent D'Arby (1987), um enorme êxito mundial. Outros singles incluíram "Wishing Well", "Dance Little Sister" e a balada "Sign Your Name". Em 1988 recebeu o prémio Grammy para Melhor Artista Masculino de R&B.
Misturando soul, rock, pop e R&B, Terence foi comparado a Prince na sua atitude e abrangência musical. No entanto, a edição do segundo álbum, Neither Fish Nor Flesh: A Soundtrack Of Love, Faith, Hope, & Destruction (1989) resumiu-se a um fracasso comercial, não originando um só single de sucesso.
Em 1993, surgiu Symphony Or Damn (Exploring The Tension Inside The Sweetness), o terceiro trabalho de longa duração, inteiramente gravado no seu estúdio pessoal, o Hummingbird Monasteryo. Mais feliz que o seu antecessor em termos comerciais, este álbum incluiu os singles "Do You Love Me Like You Say?", "Let Her Down Easy", e "Delicate", em dueto com a cantora Des'ree.
O álbum seguinte, Vibrator (1995), confirmou o declínio de uma carreira que teve o seu auge no trabalho de estreia.
Em junho de 1999 surgiu em palco com os INXS, substituindo o cantor Michael Hutchence, no concerto de inauguração do Estádio Olímpico de Sydney.
Seguiu-se uma fase de retiro, durante cerca de seis anos, até à edição de Wildcard! (2001), um regresso muito esperado e que mostrou um Terence maduro, evoluído e consistente. Este disco foi assinado com um nome diferente, depois de o cantor ter legalmente alterado a sua identificação pessoal para o nome Sananda Maitreya.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Terence Trent D'Arby na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-05 05:08:36]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río