Natal WOOK
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

The Band

Banda canadiana, formada em finais da década de 60 do século XX, em Toronto, por Robbie Robertson (guitarra, voz), Richard Manuel (piano, bateria), Garth Hudson (órgão), Rick Danko e Levon Helm. Inicialmente conhecidos como Levon & the Hawks, os músicos foram desenvolvendo um estilo apoiado em ritmos r&b, soul e gospel. A banda mudou-se para Nova Iorque e editou Go Go Liza Jane e The Stones I Throw, ambos gravados ainda sob a designação de Levon and the Hawks. Em 1965, surge So Many Roads e, através desse registo, foram apresentados a Bob Dylan, com quem atuaram pela primeira vez em agosto desse ano, depois em 1966 e ainda na sua passagem pelo festival de Woodstock, onde gravaram as célebres "Basement Tapes".
Já conhecido como The Band, o quinteto confirmou as suas potencialidades, através da composição de letras repletas de metáforas históricas e bíblicas, que refletiam as aspirações de uma geração insatisfeita. De volta à estrada, a banda retratou os riscos dessas andanças no álbum de 1970, Stage Fright, que incluiu um dos temas mais representativos da época, intitulado "The Rumor".
Em 1972, o grupo voltou a trabalhar com Bob Dylan, no álbum Planet Waves, e partiu com o músico em digressão, tendo o resultado sido registado em Before The Flood. Northern Lights-Southern Cross refletiu a renovação da criatividade que os músicos sofreram pela vida na estrada com Bob Dylan.
Em 1976, os músicos decidiram pôr um ponto final na existência do projeto The Band, com a realização de um último concerto de gala em São Francisco, no dia 25 de novembro. O acontecimento, que ficou conhecido por The Last Waltz, contou com a participação de uma série de convidados, como Bob Dylan, Eric Clapton, Muddy Waters, Van Morrison, Neil Young e Joni Mitchell. A cerimónia serviu de mote ao filme de Martin Scorsese com o mesmo nome e à edição de um álbum triplo.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – The Band na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-12-05 03:48:12]. Disponível em
Livros e Autores

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A aldeia das almas desaparecidas

Richard Zimler

A Intuição da Ilha

Pilar del Río